A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) inaugurou, nesta sexta-feira (19), o novo escritório local em Sidrolândia. O espaço passa a funcionar na Rua Paraná, 1.761, em frente ao Posto Jandia, oferecendo melhores condições de trabalho aos servidores e um atendimento mais digno e eficiente aos produtores rurais.
A solenidade reuniu autoridades estaduais e municipais, servidores da Agraer, representantes de conselhos, sindicatos e agricultores familiares, marcando um novo momento para a extensão rural no município, que possui o maior número de assentamentos de Mato Grosso do Sul – 29 no total.
O engenheiro agrônomo e coordenador municipal da Agraer em Sidrolândia, José Ivaldo do Carmo, destacou a satisfação da equipe com o novo espaço. “Essa mudança representa um novo ânimo para todos nós. Trabalhar em um local adequado melhora nosso desempenho e, principalmente, a forma como recebemos o agricultor familiar, que é a razão do nosso trabalho. É uma conquista importante para servidores e produtores”.
O diretor-presidente da Agraer, Fernando Luiz Nascimento, ressaltou que o novo prédio representa mais do que uma mudança de endereço: simboliza respeito aos servidores e aos produtores rurais, protagonistas da política pública de desenvolvimento agrário.
“A Agraer é a casa do produtor rural. Ele precisa se sentir bem recebido, assim como nossos técnicos precisam de condições adequadas para trabalhar. Sidrolândia tem 29 assentamentos, o maior número do Estado, e por isso é essencial termos um espaço estruturado para atender essa demanda. Investir em escritórios é investir diretamente na qualidade do atendimento no campo”, destacou.
Fernando destacou ainda a importância do apoio institucional do Governo do Estado para viabilizar esse novo momento da Agraer em Sidrolândia e em todo Mato Grosso do Sul. “Recentemente, estive com o governador Riedel na entrega do prédio da Agraer de Bodoquena. Esse olhar sensível e estratégico do secretário da Semadesc, Jaime Verruck, e do governador faz toda a diferença. E, embora este imóvel seja alugado, ele representa uma fase de transição e mudança. Estamos garantindo condições imediatas de trabalho e atendimento, enquanto avançamos para algo definitivo que é a reforma do antigo prédio”, lembrou.
O diretor-executivo da Agraer, Leandro Tortosa, reforçou a importância da mudança e da valorização da unidade local. “Só a troca de um prédio inadequado por um espaço adequado já seria motivo suficiente para esse momento. Mas Sidrolândia tem um papel estratégico para a Agraer, pelo número de assentamentos e pela força da agricultura familiar. Estamos aqui para conhecer a realidade local e garantir melhores condições de trabalho e atendimento”.
Representando o prefeito Rodrigo Basso, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Cleiton Martins, destacou a parceria entre a Prefeitura e a Agraer e anunciou a construção de um novo modelo de gestão das patrulhas agrícolas no município. “A partir do próximo ano, vamos construir, junto com a Agraer, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e a Secretaria de Agricultura, um modelo mais eficiente de gestão das mais de 35 patrulhas existentes em Sidrolândia. Essa parceria vai garantir que os equipamentos realmente cheguem ao campo e gerem resultados para os assentados”.
Durante o evento, o secretário municipal de Obras, Enelvo Felini, ex-presidente da Agraer na gestão de 2015/17, destacou a emoção de acompanhar a evolução da instituição e parabenizou o atual diretor-presidente, Fernando Luiz Nascimento, pela condução sensata e próxima da realidade dos escritórios locais.
“Quando o Fernando foi nomeado, eu fiquei muito feliz. É um gestor equilibrado, que conhece a Agraer e só não faz um bom trabalho se não quiser. E ele quer. Em pouco mais de 80 dias, já visitou mais de 20 municípios. Isso faz toda a diferença, porque valorização se faz com presença, diálogo e respeito aos servidores”, afirmou.
Além das falas institucionais, a solenidade foi marcada por agradecimentos e reconhecimento ao trabalho histórico da Agraer no município e no Estado. Também estiveram presentes os vereadores Shirlei Basso e Adavilton Brandão, além de autoridades locais, produtores rurais e servidores da Agraer.
Texto e fotos: Aline Lira, Agraer




