Miranda (MS) – “Vamos facilitar a vida do cidadão e o governo vai sair do aluguel, tudo isso ao mesmo tempo. Estamos trabalhando para que haja uma unidade como esta em todos os municípios do Estado que ainda não tenham um serviço desse porte”, declarou o governador Reinaldo Azambuja à população mirandense presente, hoje (25), na inauguração da primeira unidade, do interior do Estado, do Fácil – Central de Atendimento ao Cidadão.
Feito nos moldes atuais de atendimento ao público, o Fácil vai reunir em um mesmo local os serviços oferecidos pela Iagro, Agraer, Agenfa e Vale Renda. “É a certeza da comodidade para as pessoas que procurem os serviços de algumas destas entidades do Executivo Estadual. No caso do pequeno produtor rural, por exemplo, que mora mais afastado da região urbana o ‘Fácil’ como o próprio nome já diz vai facilitar a vida dele. Assim ele pode receber o atendimento da Agraer e se precisar verificar algo na Iagro”, elucidou o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini.
Se por muitos anos o prédio serviu de endereço para o Fórum de Justiça de Miranda, agora o espaço terá uma nova função: Agilizar a vida dos moradores da cidade, centralizando em um único prédio, os serviços, que antes eram oferecidos em quatro locais diferentes.
O novo prédio pertence ao governo do Estado e necessitou apenas de pintura para o novo funcionamento. A mudança vai gerar economia para os cofres públicos, já que o Executivo Estadual deixará de pagar quatro aluguéis e reduzir o custeio com água, energia, manutenção e limpeza.
Além disso, o espaço ainda trará benefícios à administração municipal, conforme afirmou a Prefeita Juliana Almeida. “Pedimos ao governador que nos cedesse à outra parte do prédio e ele nos atendeu com prontidão. Do outro do imóvel está funcionando as duas secretárias, de Saúde e de Assistência Social. Um apoio e parceria do governo do Estado que tem nos ajudado nesse período de tanta dificuldade econômica nacional. Reduzimos despesas para investir em outras demandas”, disse.
Para a professora Maria de Lourdes Neco o “Fácil” só veio ao encontro da população. “A cidade é pequena, então, tudo é relativamente perto. Porém, as instituições funcionam em imóveis que foram construídas mais serem moradias. Característica que nem sempre ajudava tanto para as pessoas que buscavam os atendimentos como para os funcionários que prestavam os serviços. Hoje a realidade muda. Aqui vai ser quase um pequeno ‘Parque dos Poderes’”, afirmou em tom descontraído de aprovação.
Serviço
O Fácil – Central de Atendimento ao Cidadão, unidade Miranda fica na Rua Herois Laguna, 290 no antigo Fórum. O horário de funcionamento da Agenfa é de 7h30 às 13h30, da Iagro, das 7h às 11h e das 13h às 17h, já os serviços da Agraer estão sendo disponibilizados das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
Aline Lira – Assessoria de Comunicação Agraer