A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) fizeram um acordo para a implementação de dois novos aplicativos: OBCOOP e Mercado Solidário. Desenvolvidos pela UFMS, os aplicativos têm como objetivo otimizar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), trazendo mais eficiência e acessibilidade ao atendimento dos agricultores familiares de Mato Grosso do Sul.
O termo de cooperação técnica entre as duas instituições foi assinado na última quinta-feira (20), no gabinete do diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman, no Parque dos Poderes.
“A Agraer tem trabalhado para digitalizar vários de seus serviços. Os aplicativos trarão mais celeridade e eficiência ao atendimento dos agricultores, facilitando a formulação de políticas públicas e melhorando os serviços prestados”, destacou Willeman.
A servidora da UFMS, Aline Gomes, que representou a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambila, explicou as funcionalidades dos novos aplicativos.
“A parceria entre a Agraer e a UFMS permitirá a implantação de dois aplicativos: OBCOOPMS e Mercado Solidário. O OBCOOPMS auxiliará na coleta de dados sobre a produção familiar, estrutura das agroindústrias e acesso a políticas públicas, ajudando na formulação de ações mais eficazes. Já o Mercado Solidário funcionará como uma vitrine digital, conectando produtores e consumidores, facilitando a comercialização de produtos com negociações feitas via WhatsApp. Essa iniciativa fortalece a agricultura familiar e amplia o suporte aos agricultores de Mato Grosso do Sul”, explicou.
Com a digitalização dos processos, a parceria busca modernizar o suporte oferecido aos pequenos produtores rurais, garantindo mais eficiência no acesso a programas e na comercialização de produtos. A iniciativa reforça o compromisso da Agraer e da UFMS com a inovação tecnológica e o fortalecimento da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul.
Texto e fotos: Aline Lira, comunicação da Agraer