Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
Agraer
Governo de MS
  • Início
  • Institucional
    • A Agência
    • DIRETORIA e GERÊNCIAS
    • Agenda
    • Organograma
    • Planejamento Estratégico
  • Serviços
  • Programas e Projetos
  • Informativos
  • Fale Conosco
    • Contatos
    • Escritórios da Agraer
    • Contato Cepaer
    • Ouvidoria
‹ Voltar

Agraer e UFMS firmam parceria para implantação de aplicativos a serviço da agricultura familiar

  • 24 mar 2025
  • Categorias:Geral
  • Compartilhar:
A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) fizeram um acordo para a implementação de dois novos aplicativos: OBCOOP e Mercado Solidário. Desenvolvidos pela UFMS, os aplicativos têm como objetivo otimizar os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), trazendo mais eficiência e acessibilidade ao atendimento dos agricultores familiares de Mato Grosso do Sul.
O termo de cooperação técnica entre as duas instituições foi assinado na última quinta-feira (20), no gabinete do diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman, no Parque dos Poderes.
“A Agraer tem trabalhado para digitalizar vários de seus serviços. Os aplicativos trarão mais celeridade e eficiência ao atendimento dos agricultores, facilitando a formulação de políticas públicas e melhorando os serviços prestados”, destacou Willeman.

 

A servidora da UFMS, Aline Gomes, que representou a pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambila, explicou as funcionalidades dos novos aplicativos.
“A parceria entre a Agraer e a UFMS permitirá a implantação de dois aplicativos: OBCOOPMS e Mercado Solidário. O OBCOOPMS auxiliará na coleta de dados sobre a produção familiar, estrutura das agroindústrias e acesso a políticas públicas, ajudando na formulação de ações mais eficazes. Já o Mercado Solidário funcionará como uma vitrine digital, conectando produtores e consumidores, facilitando a comercialização de produtos com negociações feitas via WhatsApp. Essa iniciativa fortalece a agricultura familiar e amplia o suporte aos agricultores de Mato Grosso do Sul”, explicou.
Com a digitalização dos processos, a parceria busca modernizar o suporte oferecido aos pequenos produtores rurais, garantindo mais eficiência no acesso a programas e na comercialização de produtos. A iniciativa reforça o compromisso da Agraer e da UFMS com a inovação tecnológica e o fortalecimento da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul.
 
Texto e fotos: Aline Lira, comunicação da Agraer
LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E EXTENSÃO RURAL

Av. Des. José Nunes da Cunha S/N - Bloco 12
Parque dos Poderes - Campo Grande | MS
CEP: 79031-310

MAPA

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital