Pronaf, Plano Safra e linhas de crédito 2023/24, do Governo Federal, estão entre os conteúdos disponíveis no informativo. O objetivo é que o material sirva
como um guia de orientação de para o agricultor familiar sanar dúvidas, simples, quanto ao assunto.
Parceria em forma de conhecimento. É assim que pode ser definir o trabalho em conjunto da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural com a Faculdade Insted para elaboração de um informativo sobre o Pronaf – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. O lançamento do guia foi feito nesta quarta-feira (13), no auditório da Agraer, com a presença de acadêmicos e professores da Universidade e servidores estaduais ligados à pasta da agricultura familiar.
O informativo é o resultado de uma aula magna ministrada pela servidora da Agraer, Aldione Soares, junto aos acadêmicos do décimo semestre do curso de Direito. “A universidade tem um programa de extensão que busca fazer a ponte entre a comunidade acadêmica com as demandas reais da sociedade. Nesse sentido, surgiu na disciplina de Direito do Agronegócio a ideia de convidarmos a Agraer para essa parceria que resultou na aula e, consequentemente, na publicação”.
Para quem conhece as necessidades diárias do meio rural o material é mais uma ferramenta de trabalho para democratizar o acesso aos créditos rurais disponíveis no mercado. “Esclarecimento é libertador. E o informativo não é diferente porque apesar da maioria dos agricultores já fazerem uso de smartphones, atendemos muitos produtores que preferem a informação impressa, ou seja, mais palpável por assim dizer”, explica a gestora de Desenvolvimento Rural, Aldione Soares.
No encontro, o diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman, agradeceu a parceria com a Insted e informou que a instituição está de portas abertas para novas alianças. “Tudo o que diz respeito a área de tramitação fundiária como retificação de terras ou usucapião, por exemplo, o parecer técnico que é encaminhado ao judiciário é feito pela Agraer. Também temos um acervo fundiário com documentos históricos, alguns com mais de 100 anos, como a cartilha de Marechal Rondon. Se a instituição tiver interesse para outras ações nos colocamos à disposição”.
A elaboração do material contou com a colaboração da servidora sócio-organizacional da Agraer, Lilian Oliveira. Trabalho esse que contou com o apoio da Semadesc e do Governo do Estado.
O lançamento do informativo teve a presença do diretor executivo da Agraer, Marcos Roberto Carvalho, servidores da Agraer e professores e acadêmicos da Faculdade Insted.
Texto: Aline Lira – Agraer
Fotos: Néia Maceno – Agraer