Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), por meio da Agência Municipal de Sidrolândia através das servidoras Maria Clara Meurer, Mayara Bardelli e a Elisângela Camilo, realizaram juntamente com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) uma oficina sobre biofertilizante e compostagem que faz parte do projeto mulheres do campo e políticas públicas que está sendo desenvolvido no P.A. Nazareth aos produtores ligados a FETAGRI (Federação dos Trabalhadores na Agricultura).
Para o desenvolvimento da oficina o técnico agrícola Pedro Caxambu, orientou os agricultores familiares que se mobilizassem para o levantamento dos materiais necessários como: folhas, cinzas, calcário, leite, esterco, entre outros, onde cada integrante do grupo contribuiu com uma parte dos materiais que já possuía em sua propriedade. Na oficina todos os materiais foram levados à residência de uma produtora para preparação do biofertilizante supermagro que é um adubo líquido, proveniente de uma mistura de micronutrientes fermentado em meio orgânico. O resultado da fermentação é uma parte sólida e uma líquida, sendo que o sólido é utilizado como adubo no solo e o líquido é utilizado como adubo foliar.
Os agricultores aprenderam também o passo-a-passo de como fazer uma compostagem que é o processo de decomposição biológica da matéria orgânica contida em resíduos animais ou vegetais, vale ressaltar que ao final do processo o biofertilizante e a compostagem serão compartilhados para o grupo de agricultores, sendo que estes poderão futuramente reproduzir as técnicas aprendidas em suas propriedades.