Sidrolândia (MS) – Visando reorganizar os trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural, a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Sidrolândia realizou várias reuniões no Complexo Eldorado. Neste mês de fevereiro, a equipe técnica promoveu seis reuniões abrangendo alguns grupos do P.A. Eldorado II, P.A. João Batista e P.A. Alambari CUT. A estimativa é de que aproximadamente cerca de 350 produtores tenham participado dos encontros.
A coordenadora municipal e gestora de desenvolvimento rural da Agraer, Caroline Pereira Vieira, apresentou o quadro de técnicos da instituição e destacou a missão da Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) na promoção de processos capazes de contribuir para a construção de estratégias de desenvolvimento rural sustentável. Além da importância dos produtores se organizarem através de grupos de interesse como hortaliças, leite, frutas, entre outros a fim de otimizar os resultados.
O técnico de desenvolvimento rural Jovelino Alves ministrou uma palestra sobre a “Organização e desafios da agricultura familiar”, que contextualizou as mudanças que vem acontecendo no campo e a necessidade de acompanhar estas transformações e modernizar a produção. Resgatando ainda a essência de cooperar, sendo este o caminho para ajudar-se mutuamente e alcançar melhores condições na produção e comercialização.
Ao final das palestras os produtores tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre linhas de crédito, compartilhar suas opiniões e sugerir propostas de trabalho junto ao grupo.
Participaram de algumas reuniões, o coordenador da regional da Agraer de Campo Grande, Silvio Vargas, os gestores de desenvolvimento rural Daniel da Silva e Gracindo Cardoso, o agente de desenvolvimento rural José Ivaldo, a gestora sócio -organizacional rural Mayara Bardelli e a Adriany Corrêa representando a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Sidrolândia.