Há 4 anos atrás, o produtor rural Sr. Revalino Nogueira Soares procurou a Agraer se dizendo desiludido com o trabalho no campo e com a atividade que exercia. Na ocasião, venda de mudas nativas que ele mesmo produzia, porém os negócios indo de mal a pior, começou a passar necessidades básicas junto com sua família.
“Com que eu posso ganhar dinheiro rápido”? Essa foi a pergunta ansiosa do produtor ao chegar no escritório local da Agraer de Aquidauana.
A resposta do técnico: “Horta! Desde que esteja preparado para o volume de trabalho e não esperar resultado em tão pouco tempo”.
Produtor rural de acordo, assim começou a atividade hortícola, por meio de visitas técnicas, cursos e muito trabalho. Foi desmontada toda estrutura de viveiro que ele possuía e iniciou a formação dos canteiros. A área total da propriedade é de 2 ha.
O Pronaf AF foi de extrema importância para esse início. Na época foram adquiridos tubulação para irrigação, postes de eucalipto, sombrite, microaspersores, entre outros.
Estabeleceu-se uma lista de prioridades, focando em planejamento de curto, médio e longo prazo. “Grandes Tempestades” rondaram o Sítio Vitória, porém, com auxílio técnico e muita dedicação da família, hoje, além da horta orgânica em pleno vapor, migrando para produção agroecológica e iniciando com sistema de manejo integrado de pragas (MIP), possuem também uma pequena agroindústria que embala mandioca descascada e com certificado de inspeção municipal.
As vendas ocorrem por meio de aplicativo, onde a demanda dos clientes chega no dia anterior, o que dá tempo de se programarem e entregar as hortaliças fresquinhas bem cedo. Esse projeto de entrega foi denominado: Direto da Horta. O que já gerou valor em seus produtos, vendendo a preço diferenciado, graças aos cuidados da Sra. Antônia Amélia que não mede esforços para entregar “a melhor hortaliça de Aquidauana”, embalando e fazendo uma pré-limpeza de extrema qualidade.
Além da entrega em domicílio, que chega a render até R$ 5.000,00 por mês, conta com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que garante uma renda anual de R$ 20.000,00. A família vem planejando um novo projeto, juntamente com a Agraer “café da manhã no campo”, que consiste em receber os clientes na horta todo sábado ou domingo para um café da manhã com itens produzidos ali mesmo, além dos clientes terem a possibilidade de colherem os próprios vegetais que irão consumir.
A família está cadastrada e aguardando processo licitatório que pode viabilizar a implantação de estufa em sua propriedade por meio de projeto do governo do estado, o que será um diferencial enorme no manejo e na forma de se produzir alimento.
Há parceria da prefeitura municipal, que auxilia também na disponibilidade de combustível para viabilizar as visitas técnicas.
“Somos muito gratos à Agraer pela grande ajuda, sem essa assistência técnica não seria possível mudar a qualidade de vida de nossa família, o meu muito obrigado”, acrescenta Sra. Amélia.
Para quem quiser adquirir os produtos Direto da Horta, em Aquidauana e Anastácio, o telefone é (67) 99636-6094. Atende Sr. Revalino e Sra. Amélia.
Texto e fotos: César Bulhões – Escritório da Agraer de Aquidauana