A climatização da banana foi tema de uma oficina na região conhecida como Vila Santo Antônio, cinturão verde do município de Amambai. A apresentação do assunto ficou por conta do engenheiro agrônomo da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), João Alfredo Neto da Silva, que mostrou para os agricultores como madurar os frutos.
A intenção, de acordo com João Alfredo, é agregar valor ao produto. “Hoje um agricultor vende uma caixa de banana verde por R$ 15,00. Se ele faz o amadurecimento, na propriedade, pode vender por R$ 20,00”, avaliou.
Os agricultores aprenderam como montar uma estufa artesanal, quais produtos e equipamentos que são utilizados e organização da estrutura. “Também repassamos aos participantes técnicas de manejo e plantio da banana, seleção de áreas para plantio, orientação sobre adubação, tratos culturais e manejo da área do plantio”, disse o engenheiro agrônomo.
Segundo o coordenador da Agraer de Amambai, Emerson Machado, o intuito é estimular os agricultores familiares no mercado. “Buscamos mostrar que é possível que os agricultores consigam planejar a venda da sua produção de banana, pois com a aceleração da maturação dos frutos é possível saber quando estarão prontos para serem comercializados”.
O evento contou com a organização da Agraer de Amambai através da engenheira agrônoma da Prefeitura de Amambai, cedida para Agência, Vânia Cristina Pessin e do coordenador Emerson Machado.