Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) promoveu no dia 8 de Março, data oficial de comemoração ao Dia da Mulher, a ação “As mulheres e o Trabalho na Agricultura Familiar”, no Projeto de Assentamento (PA) Estrela Jaraguari, município de Jaraguari. A ação é uma forma de propor uma reflexão quanto o papel do público feminino no meio rural.
Linhas de acesso ao Pronaf (Programa Nacional de Agricultura Familiar), cursos profissionalizantes da Agraer e informações sobre a DAP – Declaração de Aptidão do Agricultor (a) foram alguns dos assuntos tratados.
Os trabalhos iniciaram com a técnica social rural da Agraer, Cleonice de Fátima Jacomélli, que as atividades da instituição. “Lembramos que a comunidade juntamente com as associações precisam levantar as demandas para que a Agraer possa organizar os cursos desejados. A maioria das participantes se manifestaram e pediram curso de pintura, corte e costura, crochê e patchcolagem, [técnica que envolve apliques de retalhos para formação de desenhos em panos de pratos e outras superfícies]”, disse.
Em seguida, foi a vez das produtoras receberem informações quanto aos créditos do Incra e os trâmites burocráticos para ter acesso a DAP. Ao final, a presidente da Associação Comunitária das Mulheres do Assentamento Estrela Jaraguari, Luzia de Souza iniciou o sorteio dos brindes. Os itens( perfumes, roupas e calçados) foram arrecadados pela associação e técnicas da Agraer. Os trabalhos foram finalizados com um lanche para as participantes.
A organização do evento foi feita pela servidora da Agraer, Cleonice de Fátima Jacomélli e a agricultora Luzia de Souza, presidente da Associação Comunitária das Mulheres do Assentamento Estrela Jaraguari.
“Contamos com a presença de 43 mulheres mais as lideranças. Todas as participantes ficaram muito satisfeitas e ficou o compromisso de fazermos no ano de 2018 novamente”, afirmou Cleonice Jacomélli.