Um grupo com cinco agricultores familiares do Assentamento São Luís, em Campo Grande, foram beneficiados pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) com a cessão de uso de três implementos agrícolas que ajudarão na produção de hortaliças e de frutas nos lotes 8, 11, 14 e 17.
Os equipamentos – um trator 25cv, uma carretinha e um rotoencanteirador – ficarão à disposição dos produtores no galpão da Chácara Araucária, do proprietário Anderson Gil Marques. O produtor já faz o cultivo de limão tahiti com aproximadamente mil plantas no lote. Além disso, investe em horticultura, avicultura, piscicultura e suinocultura, acompanhado por extensionistas da Agraer.
“A partir de hoje a gente começa a trabalhar diferente, pois tem um maquinário 24h à nossa disposição. Esse dia vai ficar marcado para nós, pois queremos ser referência futura e justamente esses maquinários que irão nos auxiliar”, afirmou Anderson Gil.
Além dos implementos, os produtores receberão assistência técnica semanal com o responsável pelo setor de fruticultura da Agraer, José Ubirajara Coelho Júnior (Bira). “Eu conheci a propriedade do Anderson há cinco anos, ele conta com cinco atividades comerciais: avicultura de postura, mil plantas de fruticultura, estufa com produção rotacionada de pepino e tomate cereja, piscicultura e suínos. São cinco atividades em menos de dois hectares, eles evoluíram muito e isso é gratificante para nós”, destacou Bira.
De acordo com o diretor-executivo da Agraer, André Nogueira Borges, a iniciativa de contemplar pequenos grupos da agricultura familiar é um incentivo para a formação de grupos de produção nas áreas de assentamentos. “Esses produtores contemplados podem se tornar uma referência na produção de hortícolas e se aproveitar do espaço do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar (Cecaf), localizado na Centrais de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa)”, ressaltou André Borges.
A entrega dos implementos agrícolas foi realizada na manhã do dia 28 de julho, na Chácara Araucária, com a presença do diretor-presidente da Agraer, Washington Willeman; do Diretor-executivo da Agraer, André Nogueira Borges; do coordenador do escritório local da Agraer em Campo Grande, Flávio Renato da Silva; do coordenador da Agraer regional Campo Grande, Silvio Vargas; da gerente de desenvolvimento agrário, Izabel Cristina Pereira e do diretor-presidente da Ceasa, Daniel Mamédio do Nascimento. Além dos produtores beneficiados: Anderson Gil e Anny Caroline, da Chácara Araucária; Olivan Valentim, da Chácara Pequizal; Luiz Cardino, da Chácara Alfa e Paulo Alves Ferreira, do lote 8.
Acompanhe a alegria dos agricultores familiares ao receber os equipamentos.
Texto, fotos e vídeo: Fládima Christofari, Comunicação Agraer
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva