Agricultores familiares de Costa Rica contam com uma área de cinco hectares com projetos de irrigação, preparo de solos, adubação orgânica e acompanhamento técnico da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) para fomentar a produção de hortaliças e garantir renda às 10 famílias beneficiadas com lotes de 0,5 hectare cada.
O Cinturão Verde é um projeto da Prefeitura Municipal de Costa Rica, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento (Semad), com o apoio da Agraer. De acordo com o engenheiro agrônomo Carlos Sanches cabe à Associação Vitória de Horticultores organizar o fluxo da produção comercializada individualmente pelas famílias do projeto. Futuramente a produção atenderá ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e ao Programa Alimenta Brasil (PAB).
A iniciativa visa tornar a Agricultura Familiar um nicho produtivo para o agronegócio local. “A equipe do escritório local da Agraer acompanha de perto o projeto por meio de visitas técnicas aos produtores beneficiados, a fim de difundir novas alternativas e, principalmente, para mostrar que o poder público pode ajudar no processo produtivo e na inserção de novas formas de produção”, ressaltou Sanches.
Fládima Christofari, com informações do escritório local de Coxim
Fotos: Escritório local de Coxim
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva