A agroindústria Santíssimo Di Latte, do município de Anastácio, ganhou destaque no 1º Concurso de Queijos Artesanais de Mato Grosso do Sul, realizado durante a Ruraltur MS em Campo Grande. A família de produtores conquistou o segundo lugar em duas categorias “Massa Crua Maturados” e “Massa Crua Frescal” com os queijos “Minas Padrão” e a novidade da agroindústria que é o “Caipira” com maturação de 30 dias uma massa de receita da família feito com leite sem pasteurização, obedecendo a legislação do queijo caipira em Mato Grosso do Sul, mostrando a força da produção local e o cuidado com a qualidade dos produtos.
Para a sócia proprietária da agroindústria, Thaiane Santtis, o prêmio representa muito mais do que um reconhecimento. “Foi de suma importância para toda a nossa família, um incentivo enorme. Mostra que estamos no caminho certo. Toda dedicação à produção e estudo para garantir qualidade foi reconhecida. Estamos felizes e muito gratos, primeiramente a Deus e depois a todos nossos clientes, colaboradores que nos ajudaram a conquistar esse prêmio”.
Segundo Thaiane, o prêmio agrega valor aos produtos da agroindústria. “Agora conseguimos passar mais confiança e credibilidade aos nossos produtos, afirma a produtora que vê como “fundamental o papel da Agraer na realização desse sonho”.
A produtora, inclusive, reforça o apoio recebido. “A Agraer foi a incentivadora desse sonho, acreditou no nosso potencial e não nos deixou desistir desse projeto. Sempre dispostas a nos atender, nos orientar e com prontidão e profissionalismo nos inserir no mercado”.
A agroindústria Santíssimo Di Latte atua desde 2020, com produção de leite e desde 2024 iniciou a agroindústria oferecendo ao mercado os queijos premiados, iogurte natural integral, ricota fresca e doce de leite artesanal – feito em fogão a lenha e construiu uma outra agroindústria para a produção de chipa congelada.
A zootecnista da Agraer de Anastácio, Vera Lúcia Golze, que acompanhou todo o processo de implantação da agroindústria, destaca o cuidado técnico envolvido. “Comecei a atender a família inicialmente para melhorar a pastagem e aumentar a produção de leite. Mas depois, a produtora nos contou sobre o sonho de transformar o leite em agroindústria, produzindo queijos e doces. Realizamos visitas juntamente com a vigilância sanitária do município e com os colegas do Consórcio Cidema, nessas visitas em conjunto fizemos a indicação para adequação da construção já existente. Hoje, a agroindústria funciona com fluxo enxuto, dentro da legislação, produzindo queijos, doce de leite e iogurte. O que possibilitou mais um sonho agora da mãe da Thaiane a senhora Julieta com sua agroindústria de chipa congelada”
A coordenadora do setor de Agroindústria da Agraer de Campo Grande, Denise de Miranda, reforça o papel da instituição no apoio à agregação de valor à produção familiar por meio do fomento às agroindústrias. “Apoiamos produtores que têm produção e querem agregar valor. A Agraer identificou a vontade da família em produzir queijos e inicialmente acompanhou a produção de leite. Quando manifestaram o desejo de industrializar, fizemos visitas à propriedade, avaliamos a estrutura necessária e oferecemos consultoria técnica, incluindo orientação sobre produtos e rótulos”.
O concurso de queijo avaliou cinco categorias, considerando sabor, textura, aparência e inovação, reunindo produtores regionais e evidenciando o potencial da agricultura familiar sul-mato-grossense. Para Thaiane, a motivação vai além da premiação.
“Minha formação em medicina veterinária e a paixão da minha família pelo gado leiteiro foram o gatilho para tudo. Queremos que nossos queijos e produtos reflitam esse amor pelo leite”, afirma.
Com o apoio da Agraer e a dedicação da família Santtis, a agroindústria consolida-se como referência na produção de queijos artesanais e produtos lácteos de qualidade no Estado.
Texto: Aline Lira, Agraer