Em Selvíria, na última quarta-feira (30), agricultores familiares, instituições financeiras e autoridades locais participaram do Seminário de Lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2025/26, promovido pelo Projeto Rural Sustentável – Cerrado (PRS – Cerrado), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e Superintendência do Ministério de Desenvolvimento Agrário em MS.
O evento foi realizado na Escola Municipal José Dodô da Rocha, no Assentamento São Joaquim, na zona rural do município, e tem como foco principal ampliar o acesso dos(as) agricultores(as) familiares às linhas de crédito rural disponíveis.
Com o objetivo de informar e preparar os(as) produtores(as) para o novo ciclo de financiamentos, o seminário abordou as principais atualizações do Plano Safra 2025/2026 voltadas para a agricultura familiar, além de orientações sobre os tipos de crédito disponíveis, suas condições e finalidades. Também foram apresentadas informações sobre o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), documento essencial para acesso a políticas públicas do setor.
Durante o evento, os participantes receberam materiais técnicos e informativos e puderam esclarecer dúvidas com representantes da Agraer, de instituições financeiras e outras autoridades convidadas. A programação também inclui momentos de diálogo sobre práticas agrícolas e pecuárias sustentáveis e como estas podem ser fortalecidas por meio do financiamento rural, especialmente dentro das diretrizes do Plano ABC+.
O seminário integra as estratégias do PRS – Cerrado para qualificar o uso do crédito rural nas propriedades atendidas pelo projeto, por meio de ações educativas como palestras, dias de campo e distribuição de conteúdo técnico. A ideia é apoiar os(as) produtores(as) na adoção de tecnologias sustentáveis e na melhoria da renda e da produtividade no campo.
Presenças confirmadas O seminário contou com a presença de autoridades e representantes de instituições que atuam diretamente no fortalecimento da agricultura familiar. Estavam presentes: Jaime Soares Ferreira, prefeito de Selvíria; Leandro dos Santos Fermino, secretário municipal de Agricultura e Assuntos Fundiários; Amilton Fernandes Alves, secretário municipal de Administração; Marina Ricardo Nunes Viana, superintendente federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em Mato Grosso do Sul; e Paulo Roberto da Silva, superintendente regional do Incra no estado. Representando o legislativo, participaram o deputado estadual Zeca do PT e a deputada federal Camila Jara.
A Agraer foi representada por Izabel Cristina Leandro Pereira, gerente de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento, além de Jurandir Xavier Duque Junior (coordenador regional de Três Lagoas) e Francine Petenó de Camargo Lima (coordenadora municipal de Selvíria). Também estiveram presentes representantes de instituições financeiras, como Haroldo Cortez, assessor da Superintendência do Banco do Brasil; Elizangela Tonarchi, gerente geral da Caixa – Agência Especializada em Agronegócios; Eduardo Freitas, gerente de carteira da mesma agência; e Thiago Santana, gerente do agro da Cresol.
PRS – Cerrado
Com atuação em quatro estados brasileiros, o Projeto Rural Sustentável – Cerrado tem como objetivo mitigar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e aumentar a renda de pequenos(as) e médios(as) produtores(as) no bioma Cerrado por meio da implementação de tecnologias de baixa emissão de carbono.
O projeto é resultado de uma Cooperação Técnica aprovada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com recursos do Financiamento Internacional do Clima do Governo do Reino Unido, tendo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) como beneficiário institucional, e o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS) como responsável pela sua execução e administração. A Embrapa é a responsável pela coordenação científica e a Associação Rede ILPF pelo apoio técnico.
Texto: Assessoria PRS – Cerrado
Fotos: Brennon Quintino, Agraer