Durante a programação da Pantanal Tech 2025, realizada no campus da UEMS em Aquidauana, aconteceu a posse e a apresentação dos novos conselheiros titulares e suplentes do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera do Pantanal em Mato Grosso do Sul (CERBPAN-MS) para o biênio 2025/2027. Representando a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), tomou posse a engenheira agrônoma Leda Perdomo.
A cerimônia marcou também a primeira reunião ordinária do novo ciclo de gestão do comitê, espaço multissetorial que atua na articulação de políticas públicas e iniciativas voltadas à conservação ambiental, desenvolvimento sustentável e valorização sociocultural do bioma Pantanal. O CERBPAN-MS integra a estrutura nacional da Reserva da Biosfera, sob coordenação da Unesco e do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera.
Durante o encontro, foram pautados temas importantes como a apresentação institucional do comitê, o papel estratégico da Reserva da Biosfera, a atualização das ações no Conselho Nacional, além da eleição da mesa diretora e encaminhamentos práticos para o início dos trabalhos, incluindo o calendário anual, o plano de ação e a revisão do regimento interno.
Para Leda Perdomo, a participação da Agraer no comitê reforça o compromisso da instituição com o desenvolvimento rural aliado à conservação.
“A presença da Agraer no CERBPAN é fundamental para integrar a pauta ambiental às realidades e necessidades das populações que vivem no Pantanal. O comitê é um espaço de diálogo e construção coletiva, onde podemos contribuir com conhecimento técnico e com a experiência de quem atua diretamente com produtores rurais e comunidades tradicionais”, destacou.
A atuação do comitê, fortalecida por representações de diversas instituições, busca consolidar políticas públicas sustentáveis, com foco no uso equilibrado dos recursos naturais e no reconhecimento do valor ecológico e cultural do Pantanal sul-mato-grossense.