Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
Agraer
Governo de MS
  • Início
  • Institucional
    • A Agência
    • DIRETORIA e GERÊNCIAS
    • Agenda
    • Organograma
    • Planejamento Estratégico
  • Serviços
  • Programas e Projetos
  • Informativos
  • Fale Conosco
    • Contatos
    • Escritórios da Agraer
    • Contato Cepaer
    • Ouvidoria
‹ Voltar

Vacinação nacional contra aftosa atinge 98,17% do rebanho na 2ª etapa de 2015

  • 11 fev 2016
  • Categorias:Geral
  • Compartilhar:

A vacinação contra a febre aftosa atingiu um índice de cobertura de 98,17% do rebanho bovino e bubalino brasileiro no segundo semestre de 2015, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (5) pelo Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Na segunda etapa da campanha nacional, o número de animais vacinados foi 147,2 milhões de um total de 150 milhões cabeças que deveriam ser imunizados.

“Tivemos um bom resultado na segunda fase da campanha de combate à aftosa em 2015”, avaliou o diretor do Departamento de Saúde Animal, Guilherme Marques. No segundo semestre de 2014, acrescentou, o índice de cobertura vacinal foi de 97,84%. Na campanha feita no primeiro semestre do ano passado, o percentual de imunização do rebanho de bovinos e bubalinos alcançou 98,04%, “De um modo geral, estamos mantendo um alto nível de vacinação no país.”

Os animais que deveriam ter sido vacinados no período normal do calendário oficial e ficaram fora da campanha precisam ser imunizados antes da próxima etapa. “Os produtores serão procurados e notificados para que vacinem os animais”, disse Marques.

No segundo semestre de 2015, três estados tiveram índice de vacinação abaixo de 90%. No Rio de Janeiro, a cobertura foi de 84,90%m, na Paraíba, de 87,51%, e no Amapá, de 87,58%. “Por isso, vamos solicitar a esses estados maior atenção com a fiscalização nas etapas de 2016”, adiantou o diretor do DSA.

O Brasil tem um rebanho de 212 milhões de bovinos e bubalinos. A segunda etapa da campanha de 2015 tinha como meta vacinar 150 milhões de cabeças porque, em alguns estados, deveriam ser imunizados apenas animais até 24 meses de idade.

A segunda etapa da campanha nacional contra a aftosa foi realizada em 26 unidades da Federação. Por ser livre da doença sem vacinação, Santa Catarina não imuniza seu rebanho.

Veja aqui a tabela com os dados da vacinação contra aftosa no segundo semestre de 2015.

Fonte Original: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Foto: Osny Araujo

LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E EXTENSÃO RURAL

Av. Des. José Nunes da Cunha S/N - Bloco 12
Parque dos Poderes - Campo Grande | MS
CEP: 79031-310

MAPA

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital