Campo Grande (MS) – O engenheiro agrônomo Vânder Della Coletta Moreno, gerente da Regional do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea) de Ponta Grossa, no Paraná, trará a luz da discussão no 1º Simpósio de Fitossanidade de Mato Grosso do Sul, orientações na prescrição de receituários agronômicos e ainda as normas que disciplinam o uso e a prescrição de agrotóxicos.
Especialista em Proteção de Plantas, Moreno que já trabalhou na Fiscalização nas Regionais de Curitiba e Pato Branco, na Assessoria Técnica da Câmara Especializada de Agronomia, comentará sobre a importância do receituário, da orientação quanto ao uso racional de agrotóxicos e as aplicações.
Segundo a explicação de Vânder, o principal objetivo do Receituário Agronômico é orientar o uso racional de agrotóxicos e o diagnóstico é pré-requisito essencial para a prescrição da receita. “O ato de diagnosticar pressupõe a análise de sinais e sintomas do evento que se pretende controlar, das condições do clima e do estágio e condições da lavoura, além disso o objetivo da Receita Agronômica é a utilização correta do agrotóxico, para minimizar o risco e evitar a aplicação desnecessária”, completou.
Para Dilson Freitag, presidente do CREA-MS, o Simpósio traz à discussão temas atuais que envolvem toda a cadeia produtiva e que serão debatidos por profissionais representantes de importantes instituições que atuam no aperfeiçoamento científico da defesa fitossanitária. “Será uma oportunidade ímpar para conhecermos novas práticas e tecnologias nesta área”, finalizou.
Kelly Ventorim – Sepaf