Campo Grande (MS) – O escritório da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) dos município de Itaporã recebeu na semana passada, dia 13, a visita do diretor-presidente da Instituição, Enelvo Felini.
O intuito da ação é conhecer pessoalmente todas as bases da Agência, com o propósito de ver e avaliar o andamento dos trabalhos. Além de estreitar os laços entre as equipes da sede da Agraer com os profissionais das unidades regionais, implantadas nas 79 cidades do Estado.
Em Itaporã, o dirigente foi recepcionado pela coordenadora municipal Inês Aparecida Ortega e o gestor sócio organizacional Gilberto Macedo. Os dois foram os responsáveis por apresentarem algumas das pequenas propriedades agrícolas da região, tais como: agroindústria familiar de doces a base de amendoim e de polpa de frutas, plantação de goiaba e a associação de produtores rurais (Fundec – Fundo de Desenvolvimento Comunitário de Santa Terezinha).
Após as visitas na zona rural, Felini foi com os servidores da Agraer até a prefeitura. No gabinete do chefe do Executivo Municipal, Wallas Milfont a equipe conversou sobre as atividades em andamento na cidade, apresentou resultados em projetos do Pronaf (Programa Nacional da Agricultura Familiar) e solicitou parcerias para novas ações. Ao final do encontro, Wallas acompanhou a equipe da Agraer e uma propriedade onde funcionará uma agroindústria de tilápia “Pantanal Pescados”.
O local já conta com tanques e algumas dezenas de peixes criados em cativeiro, enquanto o prédio onde os alevinos serão processados seguem em fase de construção. A previsão é que o espaço esteja em pleno funcionamento até dezembro deste ano.
Segundo dados coletados pela direção da Agraer, só no último ano o escritório da instituição em Itaporã contribuiu com a movimentação de cerca de R$ 7 milhões em recursos do Pronaf, através de projetos de famílias agrícolas aprovados. “Foram 270 projetos aceitos pelo Programa, sendo que 90% a Agraer teve participação, pois muitos dos projetos são elaborados pelos ou com o auxílio de nossos servidores”, disse Enelvo.
Em Mato Grosso do Sul, o município ficou em 9º lugar atrás apenas de cidades como Dourados, Sidrolândia, Nova Andradina, Ivinhema, Fátima do Sul, Mundo Novo e Glória de Dourados.
De acordo com o trajeto de viagens do diretor-presidente da Agraer, 78 municípios já foram visitados. “Nesta quarta-feira (20) fecharei o roteiro de viagem no município de Porto Murtinho. É a última cidade que falta para a conclusão dessa etapa do trabalho”, afirmou.
Aline Lira – Assessoria de Comunicação Agraer