Profissionais da área técnica da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural – Agraer participam, nesta terça (29), quarta (30) e quinta-feira (1º), do terceiro módulo de uma capacitação sobre apicultura.
O objetivo é formar profissionais de referência na cadeia produtiva da apicultura em todas as regiões de Mato Grosso do Sul. Esse evento é realizado em parceria com a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e vegetal – Iagro.
No primeiro dia, terão acesso a experiência da empresa apícola “Apiário Pôr do Sol”, conhecendo os tipos de manejo, apicultura migratória e produtos das abelhas. Além disso, técnicos da Agraer compartilharão experiências em relação à atividade.
Já no dia 30 de novembro, haverá palestras sobre agroindústria ligada à apicultura e também sobre projetos de crédito de financiamento.
No dia 1º de dezembro, falarão aos participantes agentes da Iagro que atuam na apicultura: Flávia Queiroz Cusinato da Fonseca, responsável pelo Núcleo de Mel e Produtos Apícolas, Wilson de Moraes Rodrigues Júnior, do Núcleo de Produtos Artesanais de Origem Animal – Selo Arte e Noirce Lopes da Silva Programa Nacional de Sanidade Apícola (PNSAp).
Todos os participantes receberão certificado. A zootecnista responsável pela apicultura na Agraer, Jovelina Oliveira, explica que o evento é importante para que os técnicos tenham conhecimento amplo no momento de auxiliar os agricultores familiares e tradicionais durante os atendimentos.
“Nossa metodologia de trabalho vê a propriedade como um todo. Quando um técnico vai até uma propriedade para falar de um determinado tema, ele também observa o que a pessoa produz, repassa informações de políticas públicas, toma providências e leva informações”, explica.
Por isso, segue Jovelina, “é fundamental ter conhecimento sobre apicultura nos casos em que os agricultores familiares já tenham colônias ou tenham a intenção de iniciar na apicultura, mas não sabem por onde começar”.
Texto: Ricardo Campos Jr. – Assessoria de Comunicação Social da Agraer
Fotos: Divulgação