Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) participou na última semana, nos dias 17 a 19 de novembro, das atividades da Rota do Desenvolvimento, edição realizada no Município de Três Lagoas, Região Costa Leste de Mato Grosso do Sul.
Voltados ao homem do campo, assentados e produtores tradicionais, os cursos tiveram como foco levar conhecimento a essa categoria que, hoje, é responsável pela produção de cerca de 70% dos alimentos que chegam as mesas dos brasileiros. Dentro do circuito de palestras da Rota do Desenvolvimento, a Agência participou de três palestras, com os seguintes temas: cultivo de abelhas, produção de leite e correção de solo. A primeira palestra sobre apicultura, foi ministrada pela servidora Vera Oliveira, coordenadora regional da Agraer de Aquidauana.
Já a segunda, intitulada de “Pecuária Leiteira” foi apresentada por Orlando Camy, servidor da Agência. Na oportunidade do encontro, o palestrante falou sobre questões ligadas a qualidade e aumento da produtividade do leite em pequenas propriedades. Melhoria de pastagem, nutrição animal, cuidados com o rebanho leiteiro e mercado consumidor foram alguns dos pontos que fizeram parte da capacitação.
A terceira e última palestra teve como eixo “Terras degradadas”, assunto abordado pelo secretário Adjunto da Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar) Jerônimo Alves. Políticas públicas para o meio ambiente, aspectos de gestão ambiental com ênfase no planejamento das atividades agrícolas, manejo solo e o uso de calcário na correção da acidez do solo foram alguns pontos expostos.
Rota do Desenvolvimento
A Rota do Desenvolvimento é uma ação do Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios (Propeq), realizada pelo governo do Estado por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), junto com Sebrae e demais instituições parceiras. A ação leva aos municípios do interior do Estado profissionais de referência em vários segmentos.
Até o momento já foram realizadas três edições, nas cidades de Nova Andradina, Coxim e Dourados e capacitados cerca de 4 mil pessoas. A cada novo evento são oferecidas 400 atividades gratuitas, dentre oficinas, palestras e workshops.
A participação em todos os eventos é gratuita. Foram realizadores do evento Governo de MS, Sebrae, Sesc, Senac, Senai, Sesi, IEL, Senar, Sest Senat, e Sistema OCB/MS e apoiam a iniciativa Amems, Assomassul, Associação Comercial e Industrial de Três Lagoas, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Faems, Fundect, Prefeitura Municipal de Três Lagoas, Sistema Famasul, Sistema Fecomércio MS, Sistema Fiems e UFMS.
Aline Lira – Assessoria de Comunicação Agraer