Por meio do programa Pró-Fertiliza, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) realizou o transporte gratuito de 100 toneladas de calcário para a Cooperativa dos Produtores do Assentamento Itamarati (Cooperai), em Ponta Porã, que conta com aproximadamente 200 agricultores familiares cooperados.
De acordo com o presidente da Cooperai, Márcio Azarias David, o auxílio com o pagamento do transporte do fertilizante é fundamental para reduzir os custos do produtor e, consequentemente, o valor do produto que vai à mesa dos consumidores. “Hoje o custo do frete é superior ao valor do próprio calcário e através dessa parceria com a Agraer nós conseguimos o frete grátis e isso ajuda ele a produzir mais e esse produto chega mais barato na mesa do pessoal da cidade”, ressaltou David.
O coordenador regional da Agraer de Ponta Porã, Antônio Carlos Peixoto, destaca que o calcário é um fertilizante essencial para neutralizar a acidez do solo, aumentar a absorção de nutrientes e melhorar a produtividade da maior parte das culturas. “O valor estimado com o custo do transporte de calcário é de R$ 10 mil reais”, avaliou.
A Cooperai irá fazer a distribuição do calcário para produtores de olerícolas e fruticultores associados e distribuir o fertilizante utilizando os maquinários e implementos concedidos pela Agraer. “Com essas parcerias, hoje o produtor não se sente mais desamparado”, comemorou o presidente da Cooperai.
O acompanhamento da distribuição de calcário é feito pelos extensionistas rurais do posto avançado da Agraer no Assentamento Itamarati, Gilberto Rodrigues e Daniel Valdez.
Texto: Fládima Christofari – Assessoria de Comunicação da Agraer
Fotos: Posto Avançado da Agraer da Itamarati