Projeto conjunto dos escritórios municipal e regional da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em Naviraí fomenta a produção de variedades de mandioca comercialmente mais atrativas para a agricultura familiar.
Os extensionistas estão multiplicando pés das BRS 396 e 399, desenvolvidas pela Embrapa. Ambas têm a coloração amarela, melhor aceita pelos consumidores do Estado.
A iniciativa de transferência de tecnologia começou há um ano, quando o coordenador do escritório da Agraer em Naviraí, Everton Meira, obteve anuência da empresa de pesquisa agropecuária.
“Consegui apenas um feixe de cada uma dessas variedades com a Copasul (Cooperativa Agrícola Sul-mato-grossense). O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), na pessoa do coordenador do curso de Agronomia local, o doutor em fitotecnia Daniel Zimmermann Mesquita, cedeu espaço na fazenda escola para que pudéssemos plantá-las”, explica.
A colheita fez com que a pequena quantidade de material se transformasse em oito feixes das BRS 396 e 399, que foram distribuídos aos escritórios de Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Mundo Novo, Sete Quedas e Tacuru. Todos esses municípios fazem parte da Regional Naviraí.
Os extensionistas responsáveis pela segunda fase do projeto escolheram propriedades da agricultura familiar para fazer o plantio das ramas de mandioca e, ano que vem, cada escritório terá material suficiente para distribuir aos seus assistidos.
“Aqui em Naviraí conseguimos colocar um pouco dessa variedade no Assentamento Juncal, onde temos uma agroindústria beneficiada com recursos para compra de equipamentos. A parceria com o IFMS para esta transferência de tecnologia segue. A esperança é que em 2024 nós tenhamos material suficiente para abastecer os pequenos produtores”, completa Everton.
“A princípio, idealizamos este projeto com o objetivo de alcançarmos um maior número de produtores e de municípios. Sabíamos que o material que recebemos da Copasul era pouco e também tínhamos conhecimento da disponibilidade de área do IFMS. Entramos em contato e eles manifestaram muito interesse. A partir daí pudemos multiplicar o material para alcançarmos todos os municípios da região. Ainda mantemos o plantio no IFMS para distribuir ainda mais mudas aos produtores”, explica a coordenadora regional da Agraer em Naviraí, Alessandra Afonseca.
Texto e fotos: Ricardo Campos Jr. – Agraer