EPI’s foram destinadas a famílias assistidas pela AGRAER e por entidades como FETAGRI, FETTAR e FAFERMS; assentamentos do Município de Santa Rita do Pardo também foram contemplados
Campo Grande (MS) – Trabalhadores Rurais de Mato Grosso do Sul ligados à agricultura familiar estão recebendo 155.544 máscaras faciais para proteção de contágio contra a Covid-19. A entrega foi feita na terça-feira (04.08) pelo secretário estadual de Saúde Geraldo Resende aos representantes das entidades ligadas aos produtores de diversas regiões do Estado.
Do total, 69.492 máscaras nos tamanhos G e M estão sendo distribuídas às famílias vinculadas à Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Mato Grosso do Sul (FETTAR); o mesmo quantitativo foi destinado aos produtores ligados à Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGRI); e 16.560 unidades vão beneficiar os agricultores associados à Federação dos Agricultores, Familiares e Empreendedores do Estado de Mato Grosso do Sul (FAFERMS).
De acordo com o secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, a distribuição desses Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para as comunidades mais carentes e vulneráveis é mais uma ação do governo do Estado com o objetivo de dar todas as condições para as pessoas se protegerem contra o coronavírus.
“O uso desses acessórios é obrigatório em Mato Grosso do Sul, mas sabemos que muitas pessoas têm dificuldades financeiras para adquiri-las. Por isso, tomamos essa iniciativa e estamos distribuindo 1,5 milhões para as comunidades em situação de vulnerabilidade social”, salientou o secretário.
Falando na oportunidade, o diretor executivo da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (AGRAER) Fernando Luiz Nascimento salientou a importância da ação governamental.
“Mais uma vez, a agricultura está segurando esse país, porque o campo realmente não para. A agricultura está trabalhando, produzindo alimentos e por isso ficamos muito felizes com essa iniciativa da Secretaria de Saúde de lembrar das pessoas que estão no dia a dia, produzindo os alimentos que nós consumir na cidade”, ressaltou Fernando Nascimento.
Alaíde Ferreira Teles, diretor da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Mato Grosso do Sul (FETTAR), agradeceu pela ação do Estado e considerou importante a participação das entidades. “Onde o governo não pode chegar, nós chegamos, com a distribuição desses equipamentos de proteção individual”, destacou.
A entrega das máscaras contou ainda com a presença dos diretores da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (FETAGRI) Adenilson Pereira Trindade; e dos diretores da Federação dos Agricultores, Familiares e Empreendedores do Estado de Mato Grosso do Sul (FAFERMS), Adão Souza Cruz e Sandra Maria Costa Soares.
Assentamentos
O governo do Estado também destinou essa semana, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (SES) 1.900 máscaras para serem distribuídas aos assentados do Município de Santa Rita do Pardo. Para o Assentamento Avaré, foram entregues 1.200 unidade, tamanho G; para o Assentamento São Thomé, 260, na medida M; ao Assentamento Santa Rita foram 160 máscaras M; o Assentamento Córrego Dourado recebeu 200 máscaras M; e o Assentamento Olho D’Água foi contemplado com 80 unidades de máscaras tamanho médio.
Texto e foto: Ricardo Minella/SES