Com os olhos atentos na explicação dos instrutores, o agricultor familiar José Pedro da Silva não perdeu um detalhe sequer da oficina de enxertia ministrada pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) na Tecnofam. Ele pretende usar o conhecimento para dobrar a produção de goiaba em sua propriedade.
“Hoje nós já temos 210 pés e queremos chegar a 500. Nós ganhamos de um vizinho uma variedade da fruta enxertada em araçá, que é resistente à praga do nematoide. Já viemos para a feira na intenção de aprender como se faz o processo para tentarmos fazer”, explica.
A família inclusive deixou crescer uns pés de araçá que cresceram espontaneamente na propriedade para usar os galhos no processo de multiplicação.
O minicurso também abre portas para que povos originários reproduzam mais facilmente espécies vegetais. O terena Arildo Cebalio percorreu mais de 350 quilômetros da Aldeia Cachoeirinha, em Miranda, para participar da feira e, consequentemente, da oficina.
Na propriedade ele, a Agraer implantou uma agroflorestal experimental há quase um ano e as técnicas de enxertia ajudarão a produzir algumas mudas de frutas, como manga.
“Nós viemos em grupo. Olhamos a programação e nos dividimos para acompanhar as partes mais importantes. Eu tinha curiosidade. Goiaba, laranja e os cítricos. Nós extraímos muitas coisas boas daqui”, disse.
Tradição
Os professores da oficina são extensionistas da Agraer: Teonília Pereira da Silva e Valdeci Sebastião da Silva. Eles ministram o minicurso desde a primeira Tecnofam, em 2014. Este ano, as aulas se repetirão em todos os dias de evento.
“Para nós é muito gratificante. O conhecimento só tem validade, só é bom, quando o multiplicamos. É isso que estou fazendo aqui. Como extensionista me sinto bem de estar fazendo um trabalho desse, repassando informações e ajudando essas pessoas a produzirem suas próprias mudas, que se forem compradas são caras”, afirma.
Agraer na Tecnofam
O órgão de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural) pública de Mato Grosso do Sul é parceira da Embrapa na Tecnofam. Além do estande institucional, onde a população poderá consultar os serviços prestados, o órgão também levou a Dourados uma série de oficinas e mostras a campo.
Além disso, alguns dos agricultores familiares que recebem assistência técnica da Agraer estão vendendo seus produtos em uma feira dentro do evento.
Os escritórios municipais do órgão também organizaram caravanas de todas as partes do Estado para prestigiar a feira e levar conhecimento para casa. Há grupos vindo de 18 cidades de norte a sul, além das pessoas que moram nos municípios mais próximos a Dourados e que vão à Feira com meios próprios de deslocamento.
A Tecnofam é a maior exposição agropecuária voltada exclusivamente para a agricultura familiar em Mato Grosso do Sul. Organizada pela Embrapa, tem como objetivo apresentar aos pequenos produtores novas tecnologias de cultivo.
Texto e fotos: Ricardo Campos Jr.