Técnicos da Sepaf, Agraer e Iagro se reúnem nesta sexta-feira para elaborar Programa Estadual de Horticultura

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, fevereiro 12, 2016 as 06:57 | Voltar

Campo Grande (MS) – Promover o desenvolvimento da horticultura tendo como meta a substituição de produtos originários de outros estados e, posteriormente, a expansão para novos mercados. Este é o objetivo geral do Programa Estadual de Horticultura que está sendo elaborado pelo Governo do Estado. Nesta sexta-feira (12), técnicos da Secretaria de Produção e Agricultura Familiar (Sepaf), da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) se reúnem em oficina para alinhar as diretrizes do Programa.

A iniciativa será coordenada pelo engenheiro agrônomo Altair Luiz da Silva e como cooperadora a pesquisadora de frutas da Agraer da Unidade de Dourados, Cássia Regina Yurico Ide Vieira, e terá a participação apenas de técnicos da Secretaria e dos demais órgãos envolvidos. Já na segunda fase, as instituições parcerias, empresas e cooperativas de assistência técnica também participam. “A ideia é buscar unidade na forma de se trabalhar com Ater no Estado”, comentou o Superintendente de Desenvolvimento Rural do Estado, Edwin Baur.

Segundo ele, a equipe já tem um esboço do programa, formatado com base nas diretrizes de trabalho da Secretaria, que deve servir de referência para o planejamento de ações. “Vamos reunir técnicos e aproveitar a expertise de cada um para focar principalmente na ampliação da produção com sustentabilidade”.

Edwin acredita que com planejamento é possível reduzir, em médio prazo, a importação de produtos de outros Estados, que chega a 80% do que é comercializado na Central de Abastecimento do Estado (Ceasa). “Temos todas as condições de reverter esses números e produzir inclusive para exportar”, enfatizou.

A reunião acontecerá no auditório da Agraer, no prédio da Sepaf, e será restrita apenas ao grupo de trabalho.

Kelly Ventorim, Sepaf

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.