Campo Grande (MS) – Desde o começo de janeiro a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) vêm realizando visita técnica às hortas urbanas de Campo Grande com o objetivo de levantar demandas do grupo de produtores da comunidade e oferecer a eles capacitações e atendimentos coletivos de boas pratica de produção e comercialização.
A última visita foi realizada pelo Gerente de Desenvolvimento Agrário Araquem Ibrahim Midon e pelo Coordenador local da Agraer de Campo Grande André Guidolin em duas hortas na região do bairro Jardim Centenário.
Os proprietários são Edilvado Felipe de Oliveira e o Nilson Lopes que cultivam abóbora, cebolinha, quiabo, Berinjela, pimenta, alface e couve e fizeram um pedido de capacitação para os técnicos.
“Na oportunidade levantamos demanda de uma capacitação que faremos em fevereiro de análise de solo e recomendação de adubação de hortaliças. A nossa proposta é atender todas as hortas até a metade do ano e conseguir alavancar a produção desses agricultores familiares” comenta Araquem.
O projeto é uma parceria do Governo do Estado (Semagro/Agraer) com a Prefeitura de Campo Grande (Sedesc) e o Governo Federal. Os recursos vêm de parceria do Governo do Estado com o Governo Federal, via Ministério da Agricultura, através de emenda do deputado Luiz Ovando.
A meta de revitalizar e reorganizar 80 hortas comunitárias já implantadas, criar 40 novas hortas e implantar cinco pontos de comercialização até o final deste ano. Para 2020, serão 80 novas hortas, mais 10 pontos de comercialização, além do acompanhamento e assistência técnica e capacitação dos produtores, para os quais serão disponibilizados insumos como calcário, fertilizantes orgânicos e sementes, além de ferramentas, barracas e kits de irrigação.
Texto: Lívia Miranda