Campo Grande (MS) – Neste mês de março, em mais uma ação em benefício da agricultura familiar, o escritório municipal da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) de Antônio João, através dos seus técnicos, os engenheiros agrônomos João Alfredo da Silva e Welvis Franco, esteve na Embrapa Agropecuária Oeste. A visita teve o propósito para coleta de mudas de duas variedades de forrageiras, Kurumi e Capiaçu, que recentemente foram lançadas pela Embrapa.
O engenheiro agrônomo João Alfredo frisou a importância de ir até a Embrapa para olhar as variedades de perto. “Trata-se de forrageiras com grande potencial produtivo e de grande qualidade nutricional, por estas características, se tornam de fundamental importância para alimentação animal. Sendo que o cuidado com a alimentação dos animais, fornecimento de pasto com maior valor nutricional e acúmulo de massa verde para fornecimento no inverno, são algumas das premissas trabalhadas pelos técnicos no atendimento aos produtores através do programa Leite Forte”.
A melhoria das condições das pastagens é de fundamental importância para o aumento da produtividade de leite e das condições de vida dos produtores e foi com esse intuito que o escritório municipal da Agraer de Antônio João promoveu esta ação.
“Fomos recebidos pelo Pesquisador da Embrapa CPAO, Márcio Akira Ito, no qual apresentou os materiais, falando sobre suas características, exigências e manejos, posteriormente coletamos as amostras”, contou o técnico Welvis Franco que ainda destacou, “Amostras estas que foram encaminhadas a alguns produtores e utilizadas para a realização de um canteiro de mudas. Elas serão manejadas pelos técnicos da Agraer, para a distribuição de novas mudas para a maior quantidade possível de produtores”.