Os estudantes da Escola Cívico-Militar Prof. Alberto Elpídio Ferreira Dias (Professor Tito) receberam a visita do técnico agrícola Marcos de Oliveira Pereira e do gestor de desenvolvimento rural Sidney Kock do escritório da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) em Campo Grande.
A visita foi realizada a convite da professora de Biologia Lauriane Magalhães da Costa que vem desenvolvendo um projeto para a criação de uma horta orgânica na unidade. Antes de iniciar a atividade com os alunos, os dois servidores da Agraer percorrem a área onde serão montados os canteiros da horta acompanhados do diretor tenente Ladislau, com o objetivo de levantar as demandas da comunidade escolar para o plantio e tratos culturais.
Já na sala de aula, foi realizada uma palestra para apresentar as ações desenvolvidas da Agência junto ao programa Hortas Urbanas e as dicas para a implantação de um modelo de produção agroecológico. A conversa ocorreu durante a disciplina Unidade Curricular Experimentação do Popular ao Científico que integra alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio.
Os estudantes também receberam folhetos informativos com a relação dos princípios para o desenvolvimento sustentável a partir da agroecologia, como a preservação da biodiversidade, a rotação de culturas e o uso de biofertilizantes.
Durante a sua exposição, Sidney destacou a importância da adubação natural usada para manter a matéria orgânica no solo, melhorando a aeração, a retenção de água e acúmulo dos nutrientes. Além das técnicas que podem ser adotadas na horta escolar para a repelência e a atração de insetos.
A professora Lauriane pontuou que o conteúdo apresentado contribui com o andamento do projeto, “é importante termos o contato com as práticas necessárias para o início do plantio e a manutenção da horta”, frisou. A equipe da Agraer seguirá prestando assistência à escola.
Texto e fotos: Igor Moura - Assessoria de Comunicação da Agraer
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva