Os técnicos e coordenadores locais e regionais da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) participam da Oficina de Treinamento Ambiental oferecida pela Diretoria e Gerência de Desenvolvimento Agrário (GDA) com a presença de especialistas do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), que ministram as capacitações.
O treinamento teve início nesta quarta-feira, 06 de abril, e segue até sexta-feira, 08 de abril, no auditório da Agraer, em Campo Grande, e conta com 31 participantes de todo Mato Grosso do Sul.
A capacitação é uma das ações resultantes do Convênio 836.785/2016 entre a Agraer e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) que prevê iniciativas de capacitação em assistência técnica e extensão rural.
A primeira oficina abordou o Manual de Outorga de Uso de Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul, com os especialistas do Imasul Elizabeth Arndt, Karine Barauna, Vinícius Medina Peixoto e Angélica Haralampidou.
Serão debatidos, no decorrer da semana, temas como A queima controlada e manejo integrado de fogo, Ações do Programa Estadual de Fortalecimento ao Cooperativismo no Mato Grosso do Sul, Etapas e procedimentos para cadastro no imóvel rural, Licenciamento ambiental, Piscicultura e irrigação e Geoprocessamento.
Na abertura do treinamento, o diretor-presidente da Agraer, André Nogueira Borges, ressaltou a necessidade de reciclagem contínua de toda a equipe. “A capacitação é um pilar fundamental na instituição para que possamos manter os nossos conhecimentos sempre atualizados e prestar o melhor atendimento aos produtores rurais”.
Texto e fotos: Fládima Christofari, Assessoria de Comunicação da Agraer
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva