Com o objetivo de aprimorar o conhecimento para melhor atender a agricultura familiar, técnicos da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) participaram de um curso sobre ensilagem de forragem. A técnica utilizada na pecuária conserva alimentos para o gado sem perda de nutrientes
O instrutor foi o zootecnista doutor em Ciência Animal Vitor Corrêa de Oliveira, do Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer).
“Foi enfatizada a compreensão dos processos biológicos e mecânicos, considerando os diferentes tipos de forragem e seus efeitos nestes processos e nas consequentes tomadas de decisão, de forma a capacitar o técnico a identificar nos diversos cenários a melhor maneira de intervir”, explica o pesquisador.
Conforme o programa do curso, os participantes aprenderam a planejar e escolher a forragem, quais os benefícios e riscos do processo, bem como os fatores que o influenciam.
Na parte prática, os extensionistas acompanharam a colheita de uma plantação de sorgo boliviano que há no Cepaer e o processo até que ele fosse armazenado em silos.
O curso teve um total de oito horas de duração, entre teorias e demonstrações no campo.
Texto e fotos: Ricardo Campos Jr. – Comunicação da Agraer