Batayporã – Na quarta-feira (11), uma equipe técnica da Agraer fez uma visita na propriedade do Sr. Marcos Zanata, tradicional horticultor, em Batayporã.
O motivo se deu devido as dificuldades que estavam sendo encontradas para produzir couve, brócolis, couve-flor e também o repolho. Hortaliças que o produtor vinha produzindo bem até o primeiro semestre do ano de 2019 e depois não conseguiu produzir mais.
A família produz as próprias mudas e transfere as mesmas para o canteiro definitivo. As mudas iniciam o desenvolvimento bem, porém, depois cessam o crescimento e acabam que não formam os frutos (cabeça).
Em uma área de 01 hectare destinada para hortaliças a família composta por 03 pessoas sendo elas o Sr. Marcos Zanata, a Sr. Ana Zanata e o filho Fernando Zanata, conduzem toda a produção da horta. Ainda dividem o tempo para engorda de 40 novilhas bovinas no sistema semi-intensivo e mais a engorda de peixe tilápia em tanques escavados no restante da área do sitio de 14 hectares.
A produção é bastante diversificada com produção de alface, almeirão, rúcula, coentro, vagem, milho verde, tomate, mandioca, couve-manteiga, couve-brócolis, couve-flor e repolho.
Os técnicos da Agraer, Ronaldo Dias Pereira, coordenador do escritório de Batayporã, Valdeci Sebastião da Silva e Teonília Pereira da Silva, da Agraer de Ivinhema, percorreram toda a área da horta e orientaram o produtor sobre adubação de macro e mico nutrientes, controle de insetos e controle de doenças das hortaliças. Além disso, disponibilizaram materiais técnicos para o auxílio no manejo de pragas, doenças e adubação das hortaliças.
No final da visita, a família ficou otimista em voltar a produzir os produtos que estavam com dificuldades, bem como, em melhorar a produção das demais hortaliças.
A produção da horta é comercializada na Feira de Batayporã, que acontece nos sábados de manhã, no espaço da Central de Comercialização da Agricultura Familiar (Feira do Produtor) e na feira de Nova Andradina aos domingos.
Informações e fotos: Escritório da Agraer de Batayporã