Campo Grande (MS) – A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) está atendendo os pequenos produtores rurais que buscam os serviços de Ater (Assistência Técnica e Extensão Rural), no pavilhão governamental, na 79ª Expogrande. Na manhã desta sexta-feira (7), técnicos da autarquia estadual prestaram atendimento de elaboração de projetos do Pronaf – Programa Nacional da Agricultura Familiar, categoria Mais Alimentos.
O produtor Jandir Ferreira Gomes afirmou estar contente com a atenção recebida. “Quero acessar as linhas de crédito do Pronaf Mais Alimentos para compra de uma balança mecânica para bovinos”, contou.
O equipamento avaliado em torno de R$ 8 mil vai auxiliar no acompanhamento do desenvolvimento do rebanho. “Por enquanto, a gente faz a avaliação toda a olho. Com a balança vamos poder pesar os bezerros logo após o nascimento e acompanhar todo o seu desenvolvimento. Vai dar para pesar até o gado adulto para venda”, disse.
O projeto foi elaborado pelos engenheiros agrônomos Roger Almeida e Mamede Joaquim Borges. “O produtor já percorreu conosco os estandes dos expositores de equipamentos, aqui, da Expogrande, e já viu a balança que precisa. Aqui também já aproveitamos para atualizar a DAP [Declaração de Aptidão do Pronaf] dele, necessária para anexar junto ao projeto”, explicou Mamede.
Texto: Aline Lira/ Foto: Néia Maceno