Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
Agraer
Governo de MS
  • Início
  • Institucional
    • A Agência
    • DIRETORIA e GERÊNCIAS
    • Agenda
    • Organograma
    • Planejamento Estratégico
  • Serviços
  • Programas e Projetos
  • Informativos
  • Fale Conosco
    • Contatos
    • Escritórios da Agraer
    • Contato Cepaer
    • Ouvidoria
‹ Voltar

Simpósio de fitossanidade vai debater manejo integrado de pragas florestais

  • 21 set 2015
  • Categorias:Geral
  • Compartilhar:

Eucalipto-1-672x372

Para colocar em discussão o manejo integrado de pragas florestais (MIPF), o palestrante convidado é o engenheiro agrônomo José Eduardo Petrilli Mendes, da empresa Fibria Celulose, Unidade de Três Lagoas. Petrilli, que recentemente apresentou no XXV Congresso Brasileiro de Etmologia um trabalho sobre flutuação populacional de três insetos-pragas em plantios clonais de eucalipto no Estado, fará uma contextualização do setor florestal no Mato Grosso do Sul. Sua apresentação centrada na prática do Manejo Integrado de Pragas Florestais (MIPF) terá foco justamente na cultura do eucalipto, como um estudo de caso.

Segundo adiantou, na oportunidade serão apresentadas as principais pragas da cultura e a forma de trabalho seguindo os pilares do MIPF. “Irei comentar desde o planejamento dos plantios até a avaliação de eficácia de medidas de controle de pragas adotadas para a cultura, seguindo um passo a passo das ações realizadas, visando manter o equilíbrio biológico nos plantios de eucalipto de forma sustentável, considerando aspectos econômicos, ambientais e sociais”, disse, destacando que, ao final, abordará alguns desafios que devem ser discutidos para que haja plenas condições de aplicação do MIPF em Mato Grosso do Sul, de forma efetiva e tecnicamente bem fundamentada.

Para Petrilli, eventos como este são fundamentais para o melhor entendimento dos riscos de introdução de novas pragas, disseminação das pragas presentes e potenciais impactos à produção vegetal no Estado, bem como das maneiras para prevenir e mitigar os riscos e impactos. “Outro aspecto relevante é o fórum de discussão, reunindo os diferentes segmentos envolvidos na cadeia produtiva, desde a regulamentação, pesquisa e desenvolvimento, extensão, produção e agentes fiscalizadores”, destacou, afirmando que o diálogo entre todos estes atores resultará em propostas robustas para a manutenção e melhoria da sanidade vegetal no Estado.

LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E EXTENSÃO RURAL

Av. Des. José Nunes da Cunha S/N - Bloco 12
Parque dos Poderes - Campo Grande | MS
CEP: 79031-310

MAPA

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital