Campo Grande (MS) – Foi divulgado nesta quarta-feira (18), no Diário Oficial da União (DOU), a nomeação do técnico agropecuário Humberto de Mello Pereira, servidor de carreira da Agraer – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural para assumir o cargo de superintendente, em Mato Grosso do Sul, do Incra – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
A nomeação foi realizada através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Na última sexta-feira (13), o governador Reinaldo Azambuja colocou o funcionário público estadual à disposição da Superintendência do Incra através de um decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE).
Segundo informações do diretor-presidente da Agência, Enelvo Felini, dentro da instituição estadual o servidor possui prestígio e credibilidade, aspectos que contribuíram com a sua indicação ao cargo de superintendente do Instituto. Com experiência em assuntos agrários, Mello já presidiu a Agraer, quando o órgão ainda se chamava Idaterra.
Na opinião de Felini, Humberto assumirá à superintendência do Incra com a missão de contribuir com as questões sociais acerca da reforma agrária no Estado. “Ter um servidor estadual atuando em um órgão federal é de grande relevância, pois estreita ainda mais o vínculo entre Sepaf, Agraer e o Incra e isso é de fundamental importância para trazer benefícios para a sociedade, em especial aos homens do campo, assentados e produtores tradicionais”, afirmou.
Superintendências Regionais
As Superintendências Regionais (SR) são órgãos descentralizados responsáveis pela coordenação e execução das ações do Incra nos Estados. Cabe a essas unidades coordenar e executar, na sua área de atuação, as atividades de planejamento, programação, orçamento, informática e modernização administrativa.
Também devem garantir a manutenção, fidedignidade, atualização e disseminação de dados do cadastro de imóveis rurais e sistemas de informações do Incra. Em todo o País, são 30 as Superintendências Regionais do Incra. Além dessas, existem 45 Unidades Avançadas – órgãos descentralizados, de caráter transitório e subordinados às superintendências.
Aline Lira – Assessoria de Comunicação Agraer
Foto: Dunga