A adesão de Mato Grosso do Sul ao Programa de Aquisição Alimentar (PAA), na modalidade de compra com doação simultânea, pode beneficiar até 395 agricultores familiares e 78 entidades de assistência social.
“Esse programa é muito importante e tem um significado muito grande, porque você adquire produtos do pequeno agricultor e coloca à disposição das famílias em fragilidade social. Desta forma a gente atende duas frentes, a produção da Agricultura Familiar e distribui esses alimentos às famílias mais carentes”, explicou o governador Reinaldo Azambuja.
Os municípios selecionados foram: Paranhos, Juti, Japorã, Santa Rita do Pardo, Coronel Sapucaia, Amambai, Novo Horizonte do Sul, Bela Vista, Inocência, Miranda, Guia Lopes da Laguna e Dourados. Esses municípios serão conveniados com a Semagro para receberem o aporte de recursos.
São 395 agricultores familiares, com Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP, que poderão atender 78 instituições, já selecionadas. A partir da assinatura, a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar – Semagro iniciará o processo dos convênios com os municípios. A secretaria também fará a chamada pública para habilitar os produtores.
“Nosso papel será mediar todo o convênio, e agora vamos fazer o trabalho de controle como agente fiscalizador”, frisou o Secretário Jaime Verruck.
“Cada agricultor habilitado receberá um cartão onde o recurso será depositado diretamente em sua conta. Para estar apto, o produtor deve ofertar, no mínimo, três produtos diferentes. Os produtores têm que ser do próprio município”, explicou Karla Betânia, coordenadora do PAA Estadual.
A Agraer realizou nessa última quinta-feira (13), um treinamento para apoiar a execução do PAA nos doze municípios. A Coord. Karla Betânia, da Semagro, ministrou o treinamento aos técnicos daqueles municípios citados, com a participação dos Coordenadores Regionais Vera Golze (Anastácio), Alessandra Afonseca (Naviraí), Flávio Ferreira (Dourados) e Antônio Carlos Peixoto (Ponta Porã), Fernando Nascimento (Direx), além da responsável pelo Setor de ATER/GDA Izabel Cristina Pereira que coordenou a vídeo conferência. Na oportunidade, a Coord. Karla apresentou a minuta do Edital de Chamamento, para discussão e sugestões.
“O treinamento foi muito proveitoso, pois a Coord. Karla tem experiência na execução desse Programa e será muito útil para desenvolvermos nosso trabalho. Sempre que tivermos oportunidade de colocar a produção de nossos produtores, estaremos prontos para colaborar. Especialmente em um Programa dessa natureza que atenderá famílias em estado de vulnerabilidade social”, destacou o Diretor-Presidente da Agraer André Nogueira.
Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer
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