Campo Grande (MS) – O governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), ressaltou a importância das ações de promoção do desenvolvimento do interior de Mato Grosso do Sul durante o Diálogo Municipalista, evento promovido na sexta-feira (4) em Campo Grande pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com a Assomasul.
“Temos um instrumento, fruto de pesquisa aprofundada, que pode auxiliar cada região do Estado a encontrar qual a sua vocação econômica. É o Zoneamento Agroecológico (ZAE), no qual já foram mapeados 33 municípios da Bacia do Paraguai. O restante da pesquisa, na Bacia do Paraná, já está em andamento. O ZAE é fundamental para as prefeituras. Além disso, a Semagro pode auxiliar de diversas formas, não somente na agricultura, mas no meio ambiente, na industria e pequenos negócios”, comentou o superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar da Semagro, Rogério Beretta, na abertura do evento.
Beretta representou o secretário Jaime Verruck, da Semagro, no evento e apresentou aos gestores municipais presentes a estrutura da secretaria e de que forma ela pode auxiliar as prefeituras nos projetos e ações voltadas ao desenvolvimento econômico de suas regiões.
Orientação para o crédito
Também durante o evento da Assomasul, a Delegacia Federal da Agricultura Familiar, em Mato Grosso do Sul (DFDA-MS) anunciou ação conjunta com o a Semagro, por meio da Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), para intensificar o trabalho de orientação aos agricultores familiares do Estado sobre as facilidades e benefícios do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
O governo federal alocou R$ 30 bilhões em recursos do Pronaf para financiamento da produção no triênio 2017/2020, com juros baixos, variando entre 2,5% e 5,5% ao ano. Segundo o delegado federal da DFDA-MS, Dorival Betini, a intensificação da divulgação das novas condições do Pronaf junto aos agricultores familiares dos municípios do interior será realizada pela Agraer. A primeira ação será na próxima segunda-feira (7), com o lançamento do Plano Safra 2017/2020 em Nioaque e logo em seguida em Glória de Dourados (dia 9), Água Clara (dia 10) e Rio Verde de Mato Grosso (dia 11).
Texto: Marcelo Armôa/ Fotos: Nolli Corrêa/Semagro