A Agraer inicia apresentação de Projetos de Crédito Rural na linha Pronaf sob a égide do novo Plano Safra 2020/21, recém lançado pela Ministra Tereza Cristina.
Um bom exemplo vem do Escritório da Agraer de Ivinhema, no sudoeste do Estado, onde o Gestor de Desenvolvimento Rural Arizoly Mendes elaborou projeto de crédito para a aquisição de 16 matrizes de gado de corte, com a finalidade de produzir bezerros (cria), com recursos do Pronaf. O valor do crédito pleiteado é de R$ 32.640,00 com assistência técnica da equipe da Agraer local, composta pelos técnicos Simeão, Teonília e Waldeci, profissionais altamente capacitados e experientes.
A família é composta por cinco membros, sendo esposa Srª Simone, Srª Isaura matriarca da família (mãe do Braz) e três filhos, Guilherme, Gabriel e Rafael, que acompanham o dia a dia das atividades da propriedade.
O produtor, Sr. Braz L. Delfino Pereira possui uma propriedade com 20 hectares de pastagens (MG4, Piatã), subdivididas em doze piquetes para manejo dos animais em pastejo rotacionado. O sítio São Sebastião está localizado na Gleba Ouro Verde.
A unidade produtiva é abastecida por um poço semiartesiano tubular, devidamente cadastrado no Imasul, pelo Sistema Siriema. Este poço atende o consumo familiar, a dessedentação dos animais e a manutenção do tanque de piscicultura, este com 600 metros cúbicos, destinado a criação de tilápias, para consumo familiar e o excedente vendido na própria propriedade a terceiros.
A família, ainda, mantém cinco vacas em lactação, produzindo cerca de 100 litros/dia, que são destinadas para produção de queijos, pães e biscoitos de nata. Além de frangos caipiras. Para diversificar um pouco mais, produzem artesanato para vender nessa semana do dia do pais, como podemos observar na fotografia, a seguir. “Tudo isso é comercializado no próprio sítio, ou seja, os interessados vão até lá adquirir, após uma divulgação bem-feita em redes sociais, além da tradição de mais de quinze anos produzindo essas delícias da roça”, comenta Arizoly.
A Agraer trabalha para que os cidadãos do campo não apenas melhorem a renda e a qualidade de vida, mas principalmente para que sejam felizes e inspirem seus filhos a continuarem com essa nobre missão de produzir alimentos saudáveis, nutritivos e essenciais para a sociedade sul-mato-grossense.
É para isso que a Agraer trabalha!
Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer
Fotos: Divulgação