O secretário da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, o secretário adjunto Walter Carneiro Junior, secretários executivos, presidentes e diretores das entidades vinculadas à pasta realizaram na tarde dessa segunda-feira (7) a primeira reunião do ano para avaliar o andamento dos projetos firmados dentro dos contratos de gestão com o governador Eduardo Riedel. O superintendente de Planejamento e Gestão da Secretaria de Governo, Thaner Castro Nogueira, e sua equipe técnica, estavam presentes à reunião que ocorreu de forma híbrida, com parte dos membros participando por meio virtual.
A Semadesc – na atual configuração administrativa – está estruturada em cinco secretarias executivas: a Secretaria Executiva de Agricultura Familiar, Povos Originários e Comunidades Tradicionais; a Secretaria Executiva de Qualificação Profissional e Trabalho; a Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação; a Secretaria Executiva de Desenvolvimento Sustentável; e a Secretaria Executiva de Meio Ambiente.
O compromisso firmado com o governador Eduardo Riedel, envolvendo a Semadesc, suas secretarias executivas e demais estruturas administrativas, foi executar no decorrer deste ano 24 projetos que preveem 43 entregas, ou seja, ações diretas desmembradas dessas iniciativas. Conforme balanço apresentado, o cronograma de execução está dentro do previsto, com alguns projetos, inclusive, já tendo sido concluídos.
Além dos projetos ligados diretos à Semadesc e suas secretarias executivas, outros 31 projetos foram firmados pelas entidades vinculadas diretamente com o governador. São elas: AEM/MS (Agência de Metrologia), Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia), Funtrab (Fundação do Trabalho), Iagro (Agência de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal), Imasul (Instituto de Meio Ambiente), Jucems (Junta Comercial) e MSGás, a Companhia de Gás do Estado.
Ao todo, portanto, a Semadesc e suas vinculadas acordaram desenvolver durante o ano, 55 projetos com 120 entregas, todas relacionadas ao planejamento que o Governo do Estado fez para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. O secretário Jaime Verruck agradeceu os esforços dos gestores, dos secretários executivos e dos dirigentes das autarquias e vinculadas, salientando a importância do acompanhamento das ações para “filtrar e depurar” os dados e buscar soluções que permitam cumprir com êxito os contratos de gestão.
“A cada dois meses a gente senta com os secretários, todos os diretores e todos os gestores de projetos e faz esse acompanhamento. Essa foi a primeira reunião do ano, em outubro teremos a próxima e em dezembro faremos a avaliação final. Está tudo dentro do cronograma, pode ter algum projeto que não esteja alimentado dentro do sistema com a devida temporalidade, mas a execução das ações está toda dentro do previsto”, disse Nogueira.
João Prestes