Roda de conversa sobre consórcio milho x forrageiras aconteceu no Assentamento Nossa Senhora Auxiliadora em Iguatemi

Categoria: Geral | Publicado: sexta-feira, dezembro 17, 2021 as 08:49 | Voltar

No Projeto de Assentamento Nossa Senhora Auxiliadora, município de Iguatemi, foi promovido uma roda de conversa entre produtores, Agraer e Embrapa sobre a semeadura consórcio milho x forrageiras, Capiaçu e Curumim.

Nesta conversa um dos temas principais foram o consórcio milho x forrageiras pois é uma alternativa de barateamento da reforma das pastagens para o produtor, sendo o local desta conversa a propriedade do Sr. Luiz Carlos, onde foi ministrado uma capacitação e aula prática no ano de 2017 pelo pesquisador Gessi Ceccon, da Embrapa, um dos grandes conhecedores e difusores da tecnologia utilizada nesse tipo de consórcio, milho e forrageira, que juntamente com o pesquisador Cláudio Lazzarotto ministrou o curso de maneira prática e didática e na data de hoje ele retornaram para esta conversa com os produtores para saber como que foi a implantação das culturas e o que os produtores acharam da ideia, onde o Sr. Luiz Carlos relatou que “já fiz várias reformas de pastagens e esta que foi realizada com consórcio foi a melhor que já fiz, aproveitei o milho para fazer silagem e me sobrou o pasto formado pra a entrado do inverno, pois até hoje tenho esta área que foi reformada e é um dos melhores piquetes”, disse.

Também estava presente a Pesquisadora da Embrapa Marciana Retore, que tirou dúvidas dos produtores sobre o manejo a adubação do capiaçu e curumim destacando grande importância do capiaçu na produção de volumoso e o curumim como um banco de proteína.

A roda de conversa envolveu não apenas os agricultores familiares do assentamento Auxiliadora como de outras 02 comunidades, o Rancho Loma e o Colorado, também contou com a presença da Associação Feminina do Assentamento Auxiliadora a AMPRU (Associação das Mulheres Produtoras Rurais Unidas do Assentamento Auxiliadora) onde foi nos ofertado um delicioso café da manhã com produtos produzidos ali mesmo no assentamento pelo grupo de mulheres.

O evento contou com o apoio da Prefeitura de Iguatemi através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, onde esteve presente o secretário José Carlos dos Santo (Carlinhos Magro).

Agradecimento especial ao Sr. Luiz Carlos e Sra. Gislaine, por ter recebido de braços abertos em sua residência toda equipe, destacou o Coordenador Local da Agraer, Fernando José de Paula.

 

Texto e fotos: Escritório da Agraer de Iguatemi

Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.