Agricultores familiares de Bataguassu participaram de reunião técnica no Assentamento Santa Clara sobre a resolução que prevê a outorga de direito de uso dos recursos hídricos (Resolução SEMADE n°21) e orientações quanto a regularização de uso de águas subterrâneas (Resolução CERH n°40/2016, com alterações da resolução n°64/2020), promovido pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).
De acordo com o engenheiro agrônomo George Pereira, extensionista rural do escritório local de Bataguassu, que conduziu a reunião, os próprios agricultores familiares solicitaram à Agraer os esclarecimentos sobre a legislação uma vez que a outorga de direito de uso dos recursos hídricos é pré-requisito para contratação de créditos rurais. A reunião foi realizada no dia 1º de março e contou com a participação de 14 famílias.
"A iniciativa dos produtores de procurarem a Agraer para ajudá-los nas adequações necessárias para a utilização da água no assentamento é louvável pois demonstra o comprometimento com uma produção eficiente e sustentável, uma vez reconhecida a grande importância na conservação dos recursos hídricos para o nosso planeta”, destacou George.
O assentamento Santa Clara conta com 156 famílias e novas ações sobre o tema já estão sendo agendadas pelo escritório local. "Procuramos a Agraer durante uma visita no assentamento e fomos prontamente atendidos. A regularização dos poços que usamos é uma questão que já nos preocupa há muito tempo e agora com os esclarecimentos prestados podemos nos mobilizar para a realização das adequações necessárias", destacou o beneficiário do lote 152, Celso Clemente Duarte.
Fládima Christofari, com informações do escritório de Bataguassu
Fotos: Escritório da Agraer em Bataguassu
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva