Governo MS Transparência Denuncia Anônima
Governo de MS
Agraer
Governo de MS
  • Início
  • Institucional
    • A Agência
    • DIRETORIA e GERÊNCIAS
    • Organograma
    • Planejamento Estratégico
  • Serviços
  • Programas e Projetos
  • Informativos
  • Fale Conosco
    • Contatos
    • Escritórios da Agraer
    • Contato Cepaer
    • Ouvidoria
‹ Voltar

Reunião marca adesão do Cointa ao Programa Propeixe

  • 20 set 2021
  • Categorias:Geral
  • Compartilhar:

Campo Grande (MS) – Reunião realizada na Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), marcou a adesão dos municípios que integram o Cointa (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari) ao Propeixe, o Programa Estadual de Fortalecimento da Cadeia Produtiva de Peixe). A reunião contou com a presença do secretário da Semagro, Jaime Verruck; do superintendente de Ciência, Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta; do presidente do Cointa, prefeito de Sonora Enelto Ramos da Silva, prefeitos e gestores dos demais municípios da Região Norte do Estado.

“O Cointa nos pediu para estudar ações, dentro do Propeixe, que possam alavancar o desenvolvimento da cadeia produtiva da piscicultura na região, que por integrar a Bacia do Rio Paraguai, tem restrição para produção de algumas espécies exóticas importantes no mercado, como a tilápia. Vamos fazer o diagnóstico da situação, o levantamento das necessidades e propor as ações. Já existem três frigoríficos que beneficiam carne de peixes nativos na região, a ideia é potencializar essas iniciativas”, disse o secretário.

O Propeixe simplifica as normas e procedimentos, busca adequar a carga tributária sobre a produção visando dar maior competitividade; prevê apoio à viabilidade de crédito e recursos financeiros ao setor e premiação aos produtores que se destacam no cumprimento das metas. Com o programa, o governo do Estado espera chegar a produção de 36 mil toneladas de peixe em 2021, aumentando a capacidade de processamento para 37 mil toneladas no ano que vem. Também pretende chegar a utilização de 70% da capacidade instalada da indústria local em 2021, saindo dos atuais 58%.

Taquari

Na reunião também foi discutido o Projeto de Revitalização da Bacia do Rio Taquari. O secretário frisou que é possível incluir ações contempladas no Plano Estadual de Manejo e Conservação do Solo e Água (Prosolo) para a bacia, além daquelas específicas que já estão sendo desenvolvidas. O Prosolo busca o desenvolvimento sustentável, gerando riquezas, qualidade de vida e conservação dos recursos naturais através da conjugação da parceria de setores público e privado.

No próximo mês uma equipe da Semagro irá a Coxim fazer uma apresentação específica do projeto Taquari, já com uma proposta de ação efetiva de intervenção. “Hoje temos todo levantamento de quais são as ações necessárias para que a gente consiga reduzir o nível de assoreamento do rio Taquari, principalmente os impactos diretos. É um projeto de longo prazo, mas que se consegue avançar em relação a isso”, disse Verruck.

SISBI

Outro ponto discutido na reunião tem relação com a inspeção sanitária. O Cointa já tem um sistema de inspeção consorciada, permitindo que os produtores associados comercializem em todos os municípios envolvidos. A intenção agora é conquistar o SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal). Para tanto, a ideia é fazer uma parceria com a Iagro para avaliação e capacitação técnica a fim de que se consiga ampliar o sistema e ser habilitado no âmbito do SISBI a fazer a certificação.

O secretário considerou a reunião bastante proveitosa e falou sobre as expectativas do governo para a região. “Temos uma visão do Norte desenvolvido, esse é um projeto que temos que tocar, e passa pela questão do Taquari, mas passa também por uma série de outras atividades a fim de desenvolver aquela região, que é muito importante para o Estado. Por enquanto é uma região de pecuária bastante importante, tem parte do Pantanal, muito diversificada, entre outras atividades econômicas. O Cointa, com certeza, será um grande parceiro nesse processo de desenvolvimento.”

Além de Verruck, Beretta e do prefeito de Sonora, Enelto da Silva, participaram da reunião os prefeitos: Edson Nogueira (Jaraguari), Marcela Ribeiro Lopes (Corguinho), Dalmy Crisóstomo da Silva (Alcinópolis), William Luís Fontoura (Pedro Gomes), vice-prefeitos, secretários e gestores municipais.

Publicado por: João Prestes

LGPD
Fala Servidor
Acessibilidade

AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO E EXTENSÃO RURAL

Av. Des. José Nunes da Cunha S/N - Bloco 12
Parque dos Poderes - Campo Grande | MS
CEP: 79031-310

MAPA

SETDIG | Secretaria-Executiva de Transformação Digital