Campo Grande (MS) – Todas as soluções para agilizar, facilitar e descomplicar a abertura de empresas estarão implantadas e em operação nos diversos órgãos públicos integrados com a Jucems (Junta Comercial e Empresarial de Mato Grosso do Sul) pela Rede Simples até agosto deste ano. A garantia é do presidente da Jucems, Augusto Cesar de Castro, recebeu nesta segunda-feira diretores da Junta Comercial de Minas Gerais, Estado que auxilia Mato Grosso do Sul na implantação do sistema.
A Rede Simples (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios) é um sistema integrado que permite a abertura, alteração, baixa e legalização de empresas na Junta Comercial de Mato Grosso do Sul. Atualmente está implantada na Capital e em mais 23 municípios e compartilha dados de diferentes órgãos da administração estadual e federal, como Receita, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, entre outros.
O sistema possibilita que o empresário faça todos os procedimentos para abertura ou alteração cadastral de uma empresa em um mesmo local, de forma mais ágil. Em Minas Gerais a Rede Simples reduziu de seis meses para pouco mais de uma semana o trâmite para abertura de uma firma, exemplificou o diretor de Gestão da Informação e Modernização da Jucemg (Junta Comercial de Minas Gerais), Alex Barbosa.
Alex expôs em reunião no Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), na tarde desta segunda-feira (22), o estágio de implantação da Rede Simples em Mato Grosso do Sul. O trabalho começou há quatro anos, mas ganhou agilidade nos últimos dois anos por determinação do governador Reinaldo Azambuja, que pretende ver o sistema implantado e em operação nos principais municípios de Mato Grosso do Sul o mais breve possível.
“Até junho vamos fazer a integração de dados com a Receita Federal e em seguida interligar a Rede com os órgãos de licenciamento ambiental, vigilância sanitária e Corpo de Bombeiros. O objetivo, ainda, é expandir a rede para mais 10 municípios (hoje são 24), com isso vamos saltar da 16ª para os primeiros lugares do ranking nacional da desburocratização”, explicou o presidente da Jucems.
O presidente da Junta Comercial de Minas Gerais, José Donaldo Junior, acompanhado do diretor do DREI (Departamento de Registro Empresarial e Integração) do Ministério de Desenvolvimento, da Indústria e Comércio, Conrado Fernandes, e de Layla Caldas da Silva, do Sebrae Nacional, estiveram com Augusto Castro na Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) na manhã de hoje (22) e foram recebidos pelo secretário adjunto Ricardo Senna, quando traçaram um panorama do trabalho já desenvolvido para implantar a Rede Simples no Estado
E no Sebrae, à tarde, eles se reuniram com representantes de diversos órgãos, entidades e instituições que integram o Subcomitê da Rede Simples em Mato Grosso do Sul. A reunião também teve por objetivo explicar o andamento do trabalho, traçar as metas e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do sistema.
Texto: João Prestes – Imasul