O Projeto conta com o apoio da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “Com a ajuda das Emateres, vamos validar melhor nossas tecnologias e capacitar os produtores. São pesquisas em diversas áreas, como o super tomate, pacotes de agricultura orgânicas e produção integrada”, explica o Chefe da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento
Durante a oficina de hortaliças, a Embrapa apresentou novas tecnologias para os extensionistas, como estufas de bambu. Além de ideias para melhoria da logística de distribuição dos produtos que poderão chegar frescos, com o transporte e embalagens adequadas para aumentar a competitividade do setor.
A Empaer-MT apresentou um panorama da produção de hortaliças no estado, com as principais cidades produtoras e um mapeamento da rede supermercadista que poderia receber estes produtos. No fim da Oficina, os participantes fecharam um plano de trabalho, onde foram levantados os principais gargalos dos estados participantes da primeira etapa da Rede. “A proposta é promover o desenvolvimento de todo o Centro-Oeste, com vista a qualificar a assistência técnicae extensão rural como parte de todo um processo de desenvolvimento mais amplo”, explica Martins.