Rede de inovação é inaugurada durante oficina de hortaliças da Embrapa

Categoria: Geral | Publicado: terça-feira, julho 4, 2017 as 13:28 | Voltar
Brasília (DF) - As primeiras ações da Rede de inovação foram lançadas durante a Oficina de hortaliças e Olericultura da Embrapa na última semana, dia 27 de junho. O projeto criado por meio de uma parceria entre os Emateres e a Embrapa vai levar soluções tecnológicas para o produtor da agricultura familiar.
Na ocasião, a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), órgão ligado ao governo do Estado por meio da Semagro - Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, foi representada pelo gerente de GDA, Araquem Midon.
O presidente da Emater-DF e da Asbraer, Argileu Martins, acredita que a rede vai propiciar produtividade, renda e autonomia aos estados. “O projeto vai começar com Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. O único desses estados que não importa hortaliças hoje é o DF. Por isso o esforço concentrado para levar respostas e soluções aos gargalos da criação de hortaliças e melhorar o abastecimento nos estados”, destaca.

O Projeto conta com o apoio da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “Com a ajuda das Emateres, vamos validar melhor nossas tecnologias e capacitar os produtores. São pesquisas em diversas áreas,  como o super tomate, pacotes de agricultura orgânicas e produção integrada”, explica o Chefe da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento

Durante a oficina de hortaliças, a Embrapa apresentou novas tecnologias para os extensionistas, como estufas de bambu. Além de ideias para melhoria da logística de distribuição dos produtos que poderão chegar frescos, com o transporte e embalagens adequadas para aumentar a competitividade do setor.

A Empaer-MT apresentou um panorama da produção de hortaliças no estado, com as principais cidades produtoras e um mapeamento da rede supermercadista que poderia receber estes produtos. No fim da Oficina, os participantes fecharam um plano de trabalho, onde foram levantados os principais gargalos dos estados participantes da primeira etapa da Rede. “A proposta é promover o desenvolvimento de todo o Centro-Oeste, com vista a qualificar a assistência técnicae extensão rural como parte de todo um processo de desenvolvimento mais amplo”, explica Martins.

Com informações Asbraer

Publicado por:

Utilizamos cookies para permitir uma melhor experiência em nosso website e para nos ajudar a compreender quais informações são mais úteis e relevantes para você. Por isso é importante que você concorde com a política de uso de cookies deste site.