Convênio viabiliza construção de novo centro cirúrgico e centro de parto normal do Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa no início de 2017
Campo Grande (MS) – No município de Sidrolândia uma aliança foi firmada para entregar no próximo ano, no Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa, um novo centro cirúrgico com 538,34 m² de área construída, e um CTN (Centro de Parto Normal ) à população. A obra corresponderá a oito leitos novos para bem atender as pessoas que fazem uso do SUS – Sistema Único de Saúde.
A reforma e ampliação do hospital serão viabilizadas por uma emenda federal no valor de R$ 1.199.999,88, do deputado Geraldo Rezende. “Eu sou da área da saúde, médico, ginecologista e obstetra. Já fui secretário de Saúde do Estado e sei da importância que a gente precisa dar a este tipo de iniciativa”, declarou o parlamentar.
Além da emenda, também, está sendo viabilizada uma contrapartida de R$ 272.080,20 por parte do governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde (SES). “O secretário de Saúde Nelson Tavares foi muito generoso com a Associação Beneficente do Hospital, já que nós tínhamos conquistado a emenda pela União. Havia uma dificuldade do hospital de dar a contrapartida, então, pedimos o apoio do secretário e do ex-prefeito de Sidrolândia, Enelvo Felini, que junto com o governador Reinaldo Azambuja, disponibilizou a verba por meio de um convênio com o município para que o valor seja repassado para a entidade hospitalar”, detalhou Geraldo Rezende.
O trabalho vem sendo executado há cerca de dois anos, conforme esclarece o presidente do Hospital, Jair do Nascimento. “Sidrolândia é uma cidade que saiu de 20, 22 mil habitantes para 52, 53 mil habitantes e caminha forte para em um curto espaço de tempo estar com uma população de 60 mil. Então, tudo o que a gente tem feito no hospital, a cidade pede mais. Com o convênio será possível à construção de um novo centro cirúrgico e um CTN”, garantiu.
Para a secretária de Saúde de Sidrolândia, Leila Couto, o recurso chegou em boa hora, vista a conjuntura do cenário econômico brasileiro. “Esse incentivo ao hospital só vem confirmar o envolvimento, a prioridade do Estado em relação à saúde dos municípios, em especial a nossa cidade de Sidrolândia. As gestões passam, mas as ações de saúde permanecem e as necessidades de saúde da população também permanecem”, afirmou.
O repasse do recurso foi discutido nesta segunda-feira (21), no prédio da SES – Secretaria de Estado de Saúde, Parque dos Poderes, na Capital. A reunião contou com a participação de todos os envolvidos, idealizadores e parceiros do projeto: o deputado federal Geraldo Rezende, o diretor-presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, o presidente do Hospital Beneficente Dona Elmíria Silvério Barbosa, Jair do Nascimento, o diretor administrativo e financeiro da SES, Maurício Peralta, a secretária de Saúde de Sidrolândia, Leila Couto, a diretora do Hospital, Vanda Camillo e a vereadora Vilma Felini.
A previsão é de as obras comecem já no início de janeiro de 2017. “Estamos trabalhando para que a ordem de serviço seja assinada em 10 de dezembro, assim as obras poderão ser iniciadas no início do próximo ano. Com a construção do centro cirúrgico e do CTN, o passo seguinte será pleitear recursos para que o antigo centro cirúrgico seja acoplado ao pronto socorro”, explicou o presidente do Hospital, Jair do Nascimento.
Mais do que comodidade, a obra visa desafogar o atendimento público para a Capital. “O hospital atende uma média mensal de 3.500 pacientes. Com essa reforma e ampliação será possível melhorar o atendimento local. Assim muitos pacientes deixam de ir a Campo Grande e isso é um ganho para todos”, concluiu a diretora do Hospital, Vanda de Camillo.