O escritório local da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em Nova Andradina viabilizou o acesso à linha de crédito do Pronaf Mais Alimentos para aquisição de um barco e um motor novos para o pescador Carlos Andrade.
O valor do financiamento foi de R$ 20 mil, com juros de 5% ao ano e prazo de até dez anos para pagamento. Na assinatura da liberação do crédito rural pelo Banco do Brasil, a equipe da Agraer foi representada pela técnica agropecuária Keila Fernanda.
Pescador há mais de 30 anos, Carlos Andrade explica que o apoio da Agraer foi fundamental para a aquisição do novo barco. “Meu barco é muito velho, todo furado, já sem condições para trabalhar, e estava muito difícil para conseguir outro, muita burocracia. E o Rodrigo me ajudou”, afirma.
Ele calcula que, com o barco novo, poderá dobrar a produção. “Eu não podia fazer um trabalho de mais de 40 km porque não tinha garantia de voltar, podia pifar o motor, entrar água. E com um barco novo, posso subir o rio com segurança, a produção vai aumentar em 100%, é uma vitória na minha vida graças a Agraer”, comemora o pescador.
O coordenador municipal da Agraer em Nova Andradina, Rodrigo Zanoni, explica que o pescador buscou o auxílio do escritório local e o primeiro passo foi realizar o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).
“Após o registro junto ao CAF, elaboramos o projeto para a aquisição do barco, agora ele terá maior segurança para trabalhar e melhor desempenho na sua atividade como pescador”, explica.
Texto: Adriana Queiroz/Agraer