Projeto piloto do Pronaf Digital chega em Nova Alvorada do Sul

Categoria: Geral | Publicado: quinta-feira, setembro 24, 2015 as 17:31 | Voltar

Campo Grande (MS) – Em continuidade ao projeto para agilizar o processo de contratação de crédito do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em parceria com o Banco do Brasil promoveu, hoje (24), o primeiro contrato do projeto piloto Pronaf Digital em Nova Alvorada do Sul. O primeiro município a ser beneficiado com essa iniciativa foi Sidrolândia no dia 3 de setembro.

A assinatura do contrato envolveu o agricultor Ivan Carlos Bernardi, o diretor-presidente da Agência, Enelvo Felini, Prefeito Juvenal Neto, a coordenadora municipal da Agência, Elisméia Borges e o gerente local do Banco do Brasil, Alexssander Figueiredo.

Com R$ 95 mil em recursos aprovados, o projeto do sítio Santo Antônio viabilizará a aquisição de matrizes leiteiras e a reforma de pastagens, segundo a afirmação do pequeno produtor Bernardi. “Vou comprar 25 vacas e o restinho que sobrar vai servir para calcariar o pasto”.

O objetivo da digitalização é gerar economia e sustentabilidade, a partir da economia de tempo e papéis gastos nos trâmites burocráticos de cadastramento de projetos da agricultura familiar no Pronaf. Além disso, o trabalho vai reduzir o número de pessoas nas filas do banco e ainda contribuir com a comodidade do trabalhador rural. “Com o meio digital não precisei ficar indo várias vezes até a cidade e me sobra tempo para cuidar de outras coisas, pois são 60 quilômetros do assentamento Pana até a cidade. Para ir e voltar são 120 quilômetros, o que equivale a quase duas horas de viagem”, relatou.

Segundo dados do Banco do Brasil, este ano Mato Grosso do Sul gerou 11 mil operações, projetos de trabalhadores rurais que buscaram os R$ 262 milhões em recursos do Plano Safra da Agricultura Familiar 2014/15. Do total, 250 milhões foram disponibilizados via Banco do Brasil.

Assistência Técnica e Extensão Rural

Das 11 mil operações aprovadas no Pronaf em 2014, cerca de 90% delas contaram com o trabalho dos profissionais da Agência que ajudaram os produtores rurais na elaboração de bons projetos. A qualidade na preparação de todo o material escrito é um dos fatores essenciais para dizer se o produtor terá ou não o acesso ao financiamento.

Atualmente a Agraer conta com escritórios instalados em todo o Mato Grosso do Sul, que estão aptos a atender os produtores rurais que vivem nas 79 cidades. Em geral, as famílias agrícolas que buscam as unidades da instituição têm acesso aos serviços de assistência técnica e extensão rural, capacitações, orientações de Pronaf e outros tipos de atendimentos.

Aline Lira, da Assessoria de Comunicação da Agraer.