Por meio do projeto Pomar Doméstico, aproximadamente 80 famílias investiram na renovação e plantação de novos pomares em suas propriedades com preços reduzidos a partir da organização de grupos para a aquisição de mudas certificadas.
De acordo com a extensionista rural Teonília Pereira da Silva, que organiza os grupos, o objetivo é incrementar a produção de frutas em pomares domésticos de Ivinhema. Para isso, a equipe de extensionistas da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) em Ivinhema formaliza os grupos de agricultores interessados nas variedades de mudas frutíferas.
O último grupo, formado por agricultores de Angélica e Ivinhema, adquiriu 220 mudas de goiaba Cortibel, uma cultivar mais resistente a pragas e com melhor adaptação ao clima da região. O projeto prevê ainda a organização de produtores para a compra de mudas de abacate e de manga no decorrer deste ano. Ao todo, 80 famílias de agricultores já se beneficiaram com as compras coletivas.
O Pomar Doméstico é desenvolvido pelos extensionistas Valdeci e Teonília da Silva com apoio da Gerência de Desenvolvimento Agrário e Abastecimento (GDAA) da Agraer/Semadesc e da Secretaria de Agricultura de Ivinhema.
Texto: Fládima Christofari – Comunicação da Agraer
Foto: Escritório da Agraer em Ivinhema
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva