O Governo do Estado continua apoiando agricultores assentados. O Projeto “Agraer Fertiliza” entregou na última sexta-feira (28), 04 toneladas de composto orgânico para cada um dos três horticultores de Assentamento Estrela, em Jaraguari.
Os produtores beneficiados foram: Sr. Miro, Sr. Sebastião e Sr. Tuta. Eles produzem alface lisa, crespa e americana, rúcula, tomate cereja, couve, coentro, cebolinha, entre outras olerícolas, além de maracujá. Parte da produção é realizada em estufas e outra parte no campo. O agricultor Miro recém implantou um sistema hidropônico de produção de folhosas. As atividades envolvem a participação de 06 trabalhadores no lote de 09 hectares, sendo 04 da própria família.
O escritório local da Agraer de Campo Grande, por intermédio do servidor Gabriel Salim elaborou projetos de Pronaf para alguns produtores no Assentamento Estrela.
“O Secretário Jaime Verruck sempre destaca que crédito rural, tecnologias e insumos necessários, através do apoio do Governo do Estado, devem chegar tempestivamente à ponta, isto é, ao agricultor familiar, para que este possa melhorar sua produtividade, sua renda e sua qualidade de vida”, lembrou o Diretor-Presidente da Agraer André Nogueira.
O Composto Orgânico
A qualidade do composto orgânico depende da origem dos materiais, porém, em geral, possui PH entre 7,0 e 8,0, quantidade razoável de Nitrogênio e Fósforo e é rico em matéria orgânica, além de alta saturação de bases, características que conferem melhoria da fertilidade do solo.
“O solo do Assentamento Estrela é bastante arenoso, por isso a adubação orgânica é fundamental para melhoria desse solo. As áreas de cultivos desses produtores, protegidas ou não, são irrigadas. Portanto, um solo equilibrado em matéria orgânica é importante, inclusive para redução do consumo de água e de energia elétrica, que “come” parte do lucro dos produtores”, destacou o diretor Executivo da Agraer Fernando Nascimento.
O Projeto
O Projeto “Agraer Fertiliza” está inserido no “Programa de Fortalecimento e Modernização da Produção”, conduzido pela Agraer. O Projeto consiste em apoiar agricultores familiares para que tenham acesso ao calcário, adubo orgânico, fosfatos naturais e mudas diversas. A Agraer viabiliza o caminhão, o produtor adquire o insumo e custeia o combustível. Com isso, o Projeto possibilita uma redução de até 35% no custo do insumo.
O Secretário Jaime Verruck, para reforçar o Projeto, conseguiu a cessão de mais veículos utilitários junto ao Detran e à Receita Federal. Esses irão reforçar a frota da Agraer. Os veículos são: três carretas, um caminhão baú e o guincho para veículos de pequeno e médio porte.
Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer
Fotos: Divulgação