O Pro Fertiliza MS é o programa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul executado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agricultura Familiar (Semagro) e pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) que oferece o transporte gratuito de calcário adquirido por grupos de agricultores familiares.
Por meio do programa, neste mês, o escritório da Agraer em Mundo Novo entregou 50 toneladas de calcário calcítico a cinco agricultores familiares do Assentamento Pedro Ramalho, produtores de leite e de mandioca.
De acordo com os extensionistas rurais da região, o calcário calcítico é um corretivo agrícola rico em carbonato, capaz de neutralizar a acidez do solo, melhorar suas propriedades químicas e favorecer a fertilidade do solo. A correção de solo é uma ação importante na recuperação das pastagens e aumento da produtividade.
O objetivo do Pro Fertiliza MS é incentivar a adoção de tecnologias para melhoria da fertilidade e da produtividade das lavouras, em áreas da agricultura familiar. Para participar, o produtor familiar precisa ir até um escritório da Agraer para apresentar a documentação exigida e receber as orientações.
Texto: Fládima Christofari/Assessoria de Comunicação Social da Agraer
Fotos: Escritório da Agraer em Mundo Novo
Publicado por: Alcineia Santos Maceno da Silva