Programa Hortas Urbanas recebe 40 toneladas de calcário

Categoria: Geral | Publicado: segunda-feira, setembro 20, 2021 as 08:34 | Voltar

O Programa Hortas Urbanas de Campo Grande, executado pela parceria entre Agraer, Sidagro (ex-Sedesc) da Prefeitura Municipal e Ceasa/MS, recebeu nesta última sexta-feira, (17), 40 toneladas de calcário (Cepaer), a granel, para atender horticultores, em especial, aqueles em início de trabalho e com dificuldades de investir recursos próprios.

O Programa atende e acompanha 110 hortas em Campo Grande. Existem hortas de várias naturezas, dentre as quais destacam-se: horticultores em estado de vulnerabilidade que encontram na atividade uma possibilidade de obtenção de renda e melhoria da alimentação; horticultores que obtêm a sobrevivência da família com o cultivo; hortas de projetos sociais; hortas de associações de moradores; horta de comunidade indígena urbana; hortas escolares; UNEI Dom Bosco; Rede Solidária; entre outras.

Recentemente a Direção da Agraer reuniu-se com o Secretário Rodrigo Terra e o Superintendente João Duarte, ambos da Sidagro/P.M.C.G., onde foi discutido o aperfeiçoamento da parceria entre as Instituições visando a melhoria do Programa, entre outras ações conjuntas. Também foi registrado a importância do Plano Diretor Municipal para melhor ordenamento das ações no território da Capital, para que tenhamos uma cidade com mais qualidade de vida.

O Diretor-Presidente da Agraer André Nogueira, satisfeito com o progresso do Programa, comprometeu-se a disponibilizar 02 micros tratores de 25 CV para apoiar ações do Programa, cedendo-os à Sidagro, importante parceira nessa empreitada.

O Programa, dentro do possível, viabiliza aos horticultores iniciantes assistência técnica, mudas de hortícolas, composto orgânico e, a partir de agora, calcário para correção do solo. Também oferece espaço para comercialização no pavilhão da Agricultura Familiar – Cecaf localizado na Ceasa.

“O escritório Local da Agraer de Campo Grande, é a responsável pela execução dos serviços de assistência técnica aos horticultores. A equipe está bastante comprometida e consciente da importância do Programa, pois, em época de pandemia, sua importância econômica e social torna-se mais relevante ainda. A equipe está de parabéns pelo trabalho desenvolvido”, comentou o Diretor-Executivo da Agraer Fernando Nascimento.

Texto: Fernando Nascimento – Diretor Executivo da Agraer