O Escritório Regional da Agraer de Ponta Porã, está executando em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Saúde, o Programa de Controle Biológico do Mosquito Aedes Aegypti.
Os servidores da Agraer João Alfredo Neto da Silva e Paulo Roberto da Silva, elaboraram uma cartilha técnica para orientação dos procedimentos de plantio da Crotalária Juncea, espécie que está sendo utilizada como cultura que atrai a libélula, inseto que se alimenta das larvas e do próprio mosquito Aedes Aegypti, contribuindo assim para o controle do mesmo.
O programa consiste em realizar capacitação técnica aos cerca de 163 Agentes Comunitários de Saúde do município (com entrega de certificado de participação), sendo composta de 04 horas/aulas teóricas e 40 horas de hora atividades, totalizando 44 horas de capacitação com foco no plantio da Crotalária.
É realizado a palestra técnica, fornecido material/cartilha técnico aos ACS e também a entrega de um kit contendo 40 saches de semente de Crotalária Juncea que será distribuída, orientada o plantio e acompanhada o desenvolvimento durante as visitas de rotina dos ACS em seu território de atuação.
A meta do programa neste ano é atingir cerca de 6.500 residências/famílias que plantarão a crotalária como estratégia para atrair a libélula e promover então o ciclo de controle biológico do Aedes Aegypti.
O Programa teve início dia 03 de agosto, na unidade de Saúde da Vila Renô, com a participação do Secretário Municipal de Saúde Patrick Derzi, do Coordenador Técnico da Agraer João Alfredo Neto da Silva e do Gestor Sócio Organizacional Rural Paulo Roberto da Silva.
Para acessar a cartilha: CARTILHA CROTALARIAxDENGUE
Texto: Paulo Roberto da Silva – Escritório Regional da Agraer de Ponta Porã
Fotos: Divulgação